FIQUE SABENDO - A origem do Dia das Mães no Brasil e no mundo | Notícias Tudo Aqui!

FIQUE SABENDO - A origem do Dia das Mães no Brasil e no mundo

Compartilhe:

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio, sendo uma grande confraternização das famílias. -Crédito: Foto: Divulgação

O Dia das Mães surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos.  Na Grécia Antiga encontramos os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, eles faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.

Os romanos, que também eram politeístas, seguiam uma religião muito parecida com a grega e faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias (entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Ser mãe

Mãe é a mulher que gera e dá à luz a um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção. As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.

Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida. Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes.

Datas no mundo


Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.

Na Inglaterra

Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) que os ingleses chamavam de “mothering day” ou “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Estados Unidos

Outra versão conta que nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na Igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. 

Nessa ocasião, Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães. Anna Jarvis fundou o dia das mães em memória a sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis. Desde então todo mundo começou a comemorar oficialmente essa data.

E no Brasil?

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada, atualmente, no segundo domingo de maio. Mas a história do Dia das Mães entre nós, tem origens e datas distintas.

Mas o 1º Dia das Mães no Brasil foi comemorado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Entretanto, foi a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino que o presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio através de decreto assinado em 1932.

No Brasil, o Dia da Mãe no 2º Domingo de Maio, é também, uma homenagem a Maria, Mãe de Cristo. Por isso, em 2014, foi comemorado no dia 11 de maio. Além da data ter simbolismo religioso, baseado na Mãe de Cristo, a comemoração ganhou força através do comércio que encontrou uma oportunidade boa para alavancar as vendas.

No entanto, mais do que uma data que movimenta o comércio, o que importa, realmente, é ter um dia especial para comemorar o Dia das Mães.

Fonte: Edição noticiastudoaqui.com com pesquisa no google

 

 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui