Doma racional de animais (Domingada) | Notícias Tudo Aqui!

Doma racional de animais (Domingada)

Compartilhe:
ColunistaConfucio Moura

1. DOMA DE CAVALO – Certo dia, quando era deputado federal, ano 1999, peguei o avião e fui à SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus. Eu queria colocar uma emenda parlamentar para que fosse destinada à “doma racional de cavalos”. O Superintendente, Antônio Sérgio Martins Mello, ficou de boca aberta com uma coisa, tão esquisita, que jamais alguém  havia lhe pedido. Eu fui  tentando, tentando, tentando e não deu certo. Naquela época, em geral, os fazendeiros de Rondônia, grandes e pequenos,  domavam seus animais de maneira tradicional e cruel. Na espora e no chicote. Eu mandei o meu pessoal de fazenda para Goiânia e São Paulo aprender a domar racionalmente burros e cavalos.

2. DOMA DE CAVALO – Não é, gente, que por acaso, hoje, domingo, ali numa panificadora, aqui em Brasília, bem pertinho de onde moro, onde fui tomar café, preguiça de fazer em casa, porque aqui, eu que levanto nos finais de semana e feriados, às 6 horas, para arrumar o café. Alice já acostumou como isto. Quando levanta, a mesa está arrumadinha. Eu a chamo: –  acorde preguiça, o café está quentinho. Aproveite. E sim, como queria falar neste parágrafo, é que me encontrei com Antônio Sérgio (Suframa), ele e a esposa, foram comprar pão. Dei-lhe um abraço forte. E ele não esqueceu: “meu querido deputado da Doma Racional”. Pelo menos neste quesito fiquei lembrado, por ele.

3. NEGROS – Vocês viram, um deputado de São Paulo, nem vou falar o nome do Coronel, que quebrou um quadro, exposto no corredor da Câmara dos Deputados, pisoteou e disse misérias sobre a relação entre polícia e os negros. Era uma exposição que exaltava o dia da “Consciência Negra”. Uma vergonha indescritível para um deputado.  Um horror para um brasileiro, manifestar-se contra, quem é mais perseguido, morto, preso, desrespeitado, discriminado – que são os negros. VERGONHA!!!!!

4. ELIANE (de Itapuã) é uma das milhares de “MARIA DA PAZ” da novela  Dona do Pedaço. Ela faz bolos maranhenses, igual ao sertão onde nasci, que adoro passar por lá, bem cedinho, e tomar café com ela. Coisa de louco. Bolo de puba, mané pelado (mandioca), cuscuz com vários recheios, beiju, bolo de goma, amor perfeito, brevidade,  e mais e mais. Vá numa feira, Brasil afora, e fique reparando a riqueza e a variedade de bolos, doces. Mulheres que não são personagens, elas são guerreiras do Brasil real;

5. MÉDICOS PELO BRASIL – Foi um chute  no lugar onde mais dói. Então pense. A bendita MP 890 que criaria o MÉDICOS PELO BRASIL atendeu aos anseios dos deputados e senadores. Aprovada por unanimidade pela Comissão Especial, fui o  Relator. Fiquei feliz. E ela se foi para a  Câmara dos Deputados. Ficou por lá. Ficou por lá. Dormindo. E nada de ser votada. Até que por fim, o presidente da Câmara resolveu não colocá-la em votação. Dia 28 ela morrerá. E todos os sonhos e conquistas irão para a lata do lixo. É mais uma MP das desilusões. Agora, virão os projetos de lei. Estes sim, é que vão demorar. E só Deus na causa. E o Inferno de Dante por aqui,  rondando o Congresso, com espetos em brasa.

6. DESMATAMENTO – Rum. Ruuuuum. Me dá vontade de rosnar mesmo. Vejo o Governo, num simplismo desproposital, incluindo aqui o sisudo e sapientíssimo ministro do Meio Ambiente, falar aos governadores, em recente reunião, aqui em Brasília, que para conter o crescente desmatamento – será preciso a regularização fundiária, pagamentos de serviços ambientais, e bola e bola, coisa que estamos cansados de falar, de outros governos. E só tem uma coisa, nada acontece. Regularização fundiária precisa de dinheiro, o dinheiro o Governo não tem. A saída é o CREDITO FUNDIÁRIO pra valer. Mandar o Banco do Brasil soltar dinheiro para desapropriações. Além de uma MP (Medida Provisória), lascada da breca, para resolver os conflitos que estão judicializados, os CATPs ( Contratos de Alienação de Terras Públicas). De início, é combater o crime com cadeia mesmo.

7. AMAZÔNIA – Rondônia já tem o seu Zoneamento. O ministro falou no Zoneamento, no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o PRA (Plano de Regularização Ambiental). É só deslanchar. Apoiar os estados. E está fácil de controlar o desmatamento. Os satélites vão em cima e a Polícia Federal desce no lugar e na hora. O caso é este. Não tem que inventar a roda. Tudo que o ministro pensa hoje, já vem de longe pensado. Agora, fica com história de “onça sem cachorro”como dizia meu pai.

8. TRILHOS – O Brasil é transportado no “lombo do caminhão”. Quando só se tem um meio de transporte da nossa riqueza, dá no que dá, uma greve da caminhoneiros para completamente o país. As ferrovias e hidrovias são outras soluções importantes. Mas, o Brasil parou, praticamente  nestes últimos 90 anos. Em 1929 tínhamos 29 mil quilômetros de trilhos ferroviárias. Hoje, estamos com 31 mil. 90 anos para quase nada. Agora, pergunte a Argentina, Europa inteira, China e outros. Sem ferrovias, o nosso querido país ficará como um país de grandes desafios para as competições. Precisamos crescer, custe o que custar. Senão, entreguemos o nosso país aos sindicatos e aos servidores públicos (federais e em todos os poderes, muito bem pagos. Como se diz -minoria privilegiada.

9. IMPÉRIO OU REPÚBLICA? – 130 anos de República – Dia 15 de novembro passado, o Brasil comemorou 130 anos de República Federativa. Agora, meu amigo, eu não vou falar nada. Vou deixar para você dizer. Valeu a pena a  Proclamação da República, com o seu sentido verdadeiro – “governar para todos” e incluir para dentro o povo, na condição de cidadão. E de agora em diante, como estaremos daqui a 100 anos. Quando fizermos 230 anos de República, hein? A minha recomendação, será a de um grande pacto – pela EDUCAÇÃO DE QUALIDADE;

10. PARQUE DE CORUMBIARA – Fica ali na divisa do Brasil com a Bolívia, confluindo os municípios de Cerejeiras e Pimenteiras. Lá bem atrás, ali, já foi uma fazenda, invadida, e toda a região se transformou num belíssimo Parque. Você nem imagina. Precisa ir lá para ver. Tem fazendas no entorno. Ninguém entra lá. E não tem muitos fiscais. Mas, tem “o cara”, que segura na moral, o belíssimo Parque – é o Raimundo Dima. Concedi a ele a Medalha Marechal Rondon, maior comenda que o Estado tem. Um honra para Rondônia ter um homem no padrão do Dima. E tem mais, fui lá, dormi no Parque e vi animais como se vê nos filmes de savanas africanas. Aves lindas e diversas. Lobo guará. Cervos ou veados galheiros. Onça. Além de 200 hectares de buritizais fechados. Uma riqueza protegida.


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui