Itaú Cultural - Um artista de Rondônia está entre os contemplados no Arte como respiro | Notícias Tudo Aqui!

Itaú Cultural - Um artista de Rondônia está entre os contemplados no Arte como respiro

Compartilhe:
 
O Itaú Cultural acaba de divulgar em seu site (www.itaucultural.org.br) os selecionados (um é de Rondônia) para o primeiro edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência, lançado no início do mês, com a proposta de acolher os artistas sujeitos a atuar isoladamente e sem remuneração durante o período de suspensão social em decorrência da pandemia do COVID-19. Voltado aos projetos de artes cênicas(circo, dança e teatro), recebeu mais de 7,2 mil inscrições de todo o país, entre as quais foram selecionados 200trabalhos de 25 diferentes estados, que serão apresentados ao longo dos próximos meses (veja abaixo a lista completa dos contemplados por categoria).
 
“Foi um mergulho e tanto, com fôlego suficiente para inspirar esse mar de propostas e subir de volta no mais curto tempo que nos foi possível, tendo em vista a situação pandêmica que nos atravessa, em especial a emergência dos trabalhadores das artes cênicas, das artes do corpo, da presença, do encontro – tão em cheque nesse momento crucial, conta a gerente do Núcleo de Artes Cênicas, Galiana Brasil, sobre o processo de seleção dos projetos inscritos.
 
“Esse edital é fruto de um trabalho coletivo, como é, em essência, o labor das artes cênicas. Porque pioneiro foi mesmo um lufo de esperança, uma oxigenada, mas temos consciência que há muito por fazer, tomara que mais ações surjam e contribuam para a manutenção da vida ativa dos nossos artistas”, conclui Galiana.
 
A grande quantidade de inscrições levou o Itaú Cultural a ampliar a proposta inicial de seleção de 120 espetáculos para 200, que receberão um valor de até R$ 10 mil como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho apresentado. Entre os trabalhos contemplados, 42 são do eixo “espetáculos produzidos antes do cenário de isolamento” e outros 158 do eixo “trabalhos produzidos na quarentena”, categoria que abarca a maior diversidade com propostas de cenas, performances, intervenções e espetáculos online.
 
Todas as regiões estão contempladas no resultado deste edital de artes cênicas. No Sul, o Paraná teve oito contemplados, Santa Catarina seis e Rio Grande do Sul sete. No Nordeste, Pernambuco saiu com 10 contemplados, Ceará com nove, Bahia com oito, Rio Grande do Norte com cinco, Paraíba teve dois trabalhos selecionados assim como o Piauí, Sergipe, Alagoas e Maranhão, tiveram um cada. Entre os estados do Centro-Oeste, Goiás teve cinco, o Distrito Federal três e Mato Grosso do Sul um. A região Norte é representada no edital por dois projetos do Amazonas, dois do Pará, além do Acre, Rondônia e Tocantins com um, cada estado. No Sudeste, São Paulo contou com 80 trabalhos contemplados, Rio de Janeiro, 33, Minas Gerais, 10 e Espírito Santo, um. Na presença por estado, os espetáculos vêm tanto das capitais quanto de cidades do interior.
 
A diversidade de linguagem das artes cênicas marca o resultado do primeiro edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência. Entre os selecionados estão trabalhos de teatro, dança, circo e ópera nas duas categorias, além de dança e teatro para crianças, teatro para bebês, animação, sombras, contação de histórias, performances, teatro de rua, no segmento de espetáculo produzido antes da quarentena, e mamulengos e circo tradicional entre as novas produções.A representatividade também se encontra nesta seleção que traz artistas indígenas e com deficiência, além de trabalhos que abordam questões raciais e temática trans, no roteiro e no elenco.
 
Os trabalhos selecionados neste edital serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe de Artes Cênicas do Itaú Cultural dentro do prazo de até dois meses, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia ou de necessidades da própria organização. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou por meio dos canais e mídias dos próprios artistas, hipótese em que deverá ser feita menção ao apoio do Itaú Cultural.
 
Sobre o edital
 
A finalidade de Arte como respiro: múltiplos editais de emergência é reconhecer e gerar recursos, a partir das crescentes práticas artísticas compartilhadas pelas redes sociais. A instituição crê que, ao acolher um recorte de indivíduos ou coletivos que não têm possibilidade de se expressar, hoje em especial, pode contribuir também para a economia criativa.
 
O selecionado de Rondônia é Rafael da Silva Barros / Guajará-Mirim / RO / Performance.

 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui