PANDEMIA - Brasil passa de 1,7 milhão de casos e registra 1.223 mortos em 24 horas | Notícias Tudo Aqui!

PANDEMIA - Brasil passa de 1,7 milhão de casos e registra 1.223 mortos em 24 horas

Compartilhe:

Taxa de incidência de casos é a maior desde que primeira pessoa no Brasil se contaminou, em fevereiro

 

Mais 1.223 mortos e 44.571 casos em 24 horas. O novo balanço do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) mostra que o Brasil já atinge o total 67.964 óbitos por coronavírus e 1.713.160 infectados. A taxa de incidência pela primeira vez supera os 800 casos por 100 mil habitantes (etá atualmente em 815,2).

O Ministério da Saúde apontou que o país já conta com 1.020.901 pacientes recuperados. Segundo dados da Universidad John Hopkins, dos Estados Unidos, os brasileiros já haviam passado a marca de 1 milhão de pessoas sem sintomas no domingo. Em solo nacional, ainda há 624.295 pessoas em acompanhamento. 

De acordo com outro levantamento do Ministério da Saúde, 63% dos casos da doença estão no interior. Capitais e regiões metropolitanas concentram 37%. O interior do País lidera em número de casos desde o fim de maio, mas passou a ter mais mortes (52% do total) na 27ª semana. O Brasil registrou 7% a mais de mortes na semana que se encerrou em 4 de julho, sobre a anterior, e avanço de 1% no número de óbitos. 

A curva de casos do estado de São Paulo é a que mais assusta no país. A unidade federativa governada por João Doria saltou de 332.708 para 341.345 em um único dia, com 313 mortes. Já o Rio teve expansão menor em 24 horas e ao passar de 124.086 para 126.329 pessoas infectadas, com 89 óbitos registrados. Já o Ceará divulgou mais 3.519, numa subida de 124.952 para 128.471 em 24 horas - 109 pessoas morreram.

O estado de Minas também aparece com uma das curvas para íngrimes no mapa da COVID. Nesta quarta-feira, quando atingiu seu recorde negativo, foram 73 mortes registradas, com 3.138 notificações de novos pacientes com a doença. 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. 

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre

  • Tosse

  • Falta de ar e dificuldade para respirar

  • Problemas gástricos

  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia

  • Síndrome respiratória aguda severa

  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Fonte: Estado de Minas 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui