CORAÇÕES PARTIDOS - Espetáculo 'Jacksons do Pandeiro' estreia em formato digital neste sábado (10) | Notícias Tudo Aqui!

CORAÇÕES PARTIDOS - Espetáculo 'Jacksons do Pandeiro' estreia em formato digital neste sábado (10)

Compartilhe:

Musical sobre a vida e a obra do compositor paraibano, produzido pela companhia Barca dos Corações Partidos, será transmitido ao vivo, a partir das 20h

 

Não fosse a pandemia da COVID-19, a Barca dos Corações Partidos já teria levado aos palcos um novo projeto. O espetáculo que a companhia de teatro pretendia estrear em 13 de abril passado, em São Paulo, era um musical sobre a vida e a obra do cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982).

Dirigido por Duda Maia, Jacksons do Pandeiro teve sua produção interrompida em função da crise sanitária. Driblando as restrições impostas pelo coronavírus, a equipe do espetáculo retomou os ensaios e, com um ''atraso'' de quase seis meses, estreia a peça neste sábado (10), em formato virtual. A transmissão ao vivo ocorre a partir das 20h, pelo YouTube e o Canal Bis, diretamente da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Para colocar o show em prática, protocolos de segurança foram adotados, tudo de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. A apresentação não terá plateia e todos os envolvidos foram testados anteriormente.

''As nossas temperaturas são medidas todos os dias e temos dois espaços de ensaio que são higienizados diariamente. Dentro do ambiente cênico, só eu e o elenco estamos autorizados a entrar sem máscara. Tudo é feito com muita rigidez para não representar risco para nenhuma pessoa da equipe'', conta a diretora.

O elenco é composto por integrantes fixos da companhia, como Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano e Ricca Barros, além de contar com três artistas convidados: Luiza Loroza, Lucas dos Prazeres e o mineiro Everton Coroné.

O texto de Bráulio Tavares e Eduardo Rios é descrito como uma ''biografia sincopada'', ou seja, a história do músico paraibano se entrelaça com a dos 10 atores em cena, a partir de depoimentos pessoais. ''Nossa proposta é contar a história do Jackson cronologicamente, mas não de forma tradicional. O Bráulio já realiza uma pesquisa grande sobre ele e o Eduardo trouxe essa proposta de contá-la a partir das coincidências com as histórias de vida dos atores'', explica Duda Maia.

GENIALIDADE

Segundo ela, o espetáculo aborda mais do que somente a vida de Jackson do Pandeiro. ''É sobre a riqueza rítmica e a genialidade de um músico pouco conhecido e celebrado. Ele não teve uma vida longa, mas fez mais de 400 músicas. Algumas delas são mais conhecidas do que ele próprio. Então se trata de uma homenagem a essa musicalidade dele.''

A concepção musical, assinada por Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, abraça gêneros que o 'Rei do Ritmo' trabalhou em sua carreira, como samba, forró, baião e frevo. Ao longo da encenação, que tem duração de 115 minutos, são interpretadas 55 canções, incluindo 10 originais. ''Nessas inserções autorais, a gente imagina o que o compositor diria hoje e aborda algumas questões que habitaram o universo dele, como o analfabetismo por exemplo'', afirma.

A diretora já havia trabalhado com os atores da Barca em Auê (2016). Um de seus últimos trabalhos foi o musical sobre Elza Soares. Em ambos, e também em Jacksons do Pandeiro, ela destaca que o corpo é a principal ferramenta de trabalho. ''Não consigo vislumbrar nada em cena que não seja a partir do corpo. Quando começo a desenvolver um espetáculo, a primeira coisa que procuro é descobrir como os personagens se mexem, quais são as estruturas óssea e muscular deles. É o caminho básico, eu preciso encontrar essa linguagem. Então, para mim tudo é corpo.''

Ainda que a estreia seja on-line, ela assume que o 'frio na barriga' é como se fosse presencial. ''Para mim, o legal dessa versão remota é poder não revelar o espetáculo inteiro, ou seja, deixar algumas novidades para quando a peça encontrar o público. A câmera é que vai escolher para onde o espectador vai olhar, então isso possibilita outras perspectivas.''

O público vai poder, inclusive, baixar o programa através de um QR Code. Apesar disso, não foram feitas grandes alterações na encenação, somente ajustes para os atores interagirem com o público, que estará em casa. ''O Diego Godoy, que dirige a live, está conosco há 15 dias e tudo é feito de forma conjunta. Serão seis câmeras e o ator terá que olhar para elas para demonstrar essa consciência de palco, esse requinte.''

A diretora adianta que não há previsão para que o espetáculo seja transmitido novamente, então tudo indica que essa será uma apresentação on-line única. ''Ela vai funcionar como um convite para quando pudermos realizar presencialmente, com público. Minha dica é: corra!. Porque pode ser que esse reencontro ainda demore'', sugere.

JACKSONS DO PANDEIRO

• Espetáculo da companhia Barca dos Corações

• Direção: Duda Maia

• Neste sábado (10), às 20h, em youtube.com/barcadoscoracoespartidos) e no Canal Bis

 

Fonte: Estado de Minas 

 


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui