NA ONU - Papa Francisco fala em “perigosa situação na Amazônia” | Notícias Tudo Aqui!

NA ONU - Papa Francisco fala em “perigosa situação na Amazônia”

Compartilhe:

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro nem o Brasil diretamente, papa disse que a crise ambiental estava ligada a crise social

 

O papa Francisco deu o seu discurso nesta sexta-feira (25) na Assembleia Geral da ONU. O papa fez um apelo para a preservação ambiental do mundo. Sem citar diretamente o Brasil ou o presidente Jair Bolsonaro, o pontífice falou da Amazônia.

“Eu penso na perigosa situação da Amazônia e dos povos indígenas que vivem lá. Isso nos lembra que a crise ambiental é intimamente ligada à crise social”, disse o papa Francisco em seu discurso. É a segunda vez que a Amazônia aparece em pauta na ONU nesta Assembleia.

Na última terça-feira (22), o presidente brasileiro Jair Bolsonaro também citou a floresta. Ele afirmou que o Brasil seria vítima de uma campanha internacional. Insinuou ainda que os índios eram responsáveis por diversos focos de incêndio.

Ou seja, os tons entre ele e o papa não poderiam ser mais conflitantes. O papa, aliás, fez duras críticas ao mundo de uma maneira geral. Sem citar nenhum nome, ele disse que o mundo vem falhando na tentativa de criar políticas ambientais.

“Nós precisamos ser honestos e admitir que, embora alguns progressos tenham sido feitos, a comunidade internacional não foi realmente capaz de cumprir as promessas feitas cinco anos atrás”, completou o papa ao se referir ao Acordo de Paris.

Além da Amazônia

Mas o papa não falou só da Amazônia. Ele também pediu para que líderes políticos diminuam sanções internacionais. Ele disse que essas sanções não prejudicariam governos, mas a população civil que já é vítima de governos autoritários.

Há alguns dias o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um aumento de sanções contra a ilha de Cuba. Analistas políticos afirmam que isso é uma estratégia para que o republicano consiga mais votos dos latinos sobretudo no estado decisivo da Flórida.

Fonte: Brasil123


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui