VACINAÇÃO - Prefeitura aplica 5.100 novas doses da vacina contra a Covid-19 | Notícias Tudo Aqui!

VACINAÇÃO - Prefeitura aplica 5.100 novas doses da vacina contra a Covid-19

Compartilhe:

Entre os grupos estão profissionais da saúde, idosos já agendados e outros trabalhadores que atuam na linha de frente contra o vírus

 

A Prefeitura de Porto Velho continua vacinando pessoas do grupo prioritário contra a Covid-19. Entre os dias 02 e 05 de março, novas 6.500 doses serão aplicadas durante a ação, que ocorre das 09h às 16h, no prédio da São Lucas Educacional - Campus II, localizado na rua João Goulart, n° 666, bairro Mato Grosso.

Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nos dias 2, 3, 4 e 5 serão imunizados 3.600 servidores que receberam a primeira dose da vacina. Outras 1.200 doses serão ofertadas a agentes funerários, fisioterapeutas e fonoaudiólogos que trabalham com a recuperação de pacientes pós-Covid, além de farmacêuticos, biomédicos e bioquímicos de instituições públicas e privadas que realizam exame (RT-PCR) por meio do Swab. Para esse grupo será aplicada a primeira dose do imunizante.

 

O procedimento na ação não ocorre ainda em sua totalidade, apesar da expectativa elevada da gestão municipal. “Lembrando que não contempla aqueles que trabalham com teste rápido, pois a quantidade de doses ainda não é suficiente”, explicou a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes.

Também estão sendo vacinados, com a primeira dose, 300 idosos acima de 80 anos que fizeram o agendamento prévio via telefone e site e que não foram atendidos na etapa anterior. Luiz Alves, 87 anos, foi um dos vacinados na manhã desta terça-feira (2). Para ele, receber o imunizante representa mais qualidade de vida. “Espero que todos sejam vacinados para que nossa vida volte ao normal. Que possamos sair de casa sem preocupação com nossa saúde e de nossos familiares, desejou o aposentado.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para Porto Velho é imunizar 3.700 idosos com idade acima de 80 anos. Até agora, 3.440 receberam a primeira dose do imunizante Astrazeneca/Oxford cuja aplicação da segunda dose será no mês de maio. A medida ocorre desta forma por se tratar de uma fabricante diferente da aplicada na maioria dos profissionais da saúde (CoronaVac), estes recebem a segunda dose com 28 dias.

Até o momento são mais de 21 mil pessoas vacinadas. Destas, cerca de 14 mil são profissionais da saúde que atuam na linha de frente. A segunda dose já foi aplicada para mais de 4 mil trabalhadores e profissionais de saúde. Outras 3.440 vacinas foram administradas em idosos com mais de 80 anos.

PRIVILÉGIO

 

Uma dessas pessoas é a servidora da Saúde, Maria Luíza, que recebeu a segunda dose da Coronavac na terça-feira (2). Na linha de frente do combate ao vírus, ela agora diz se sentir mais segura para continuar a luta. “Muita gratidão. Receber hoje a segunda dose é um privilégio, viabilizado pela Prefeitura de Porto Velho que desde o início da pandemia esteve preocupada com a saúde de todos. Um privilégio que não cabe dentro do meu coração”, descreve.

NOVAS ETAPAS

A Semusa reforça que o agendamento para idosos acima de 80 anos foi 100% preenchido no último fim de semana. Possíveis novas etapas para essa faixa etária deverão ser abertas, conforme o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde (MS).

Texto: Renata Beccaria/Pedro Bentes/Luciane Gonçalves
Foto: Wesley Pontes/Luciane Gonçalves

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui