DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS - Jirau energia apoia Embrapa Rondônia na organização do livro “pecuária leiteira na Amazônia” | Notícias Tudo Aqui!

DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS - Jirau energia apoia Embrapa Rondônia na organização do livro “pecuária leiteira na Amazônia”

Compartilhe:

A obra contém estudos e dados desta importante atividade econômica para a região

 

No mês de março, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/RO) lançou o livro “Pecuária Leiteira na Amazônia” com o apoio da Jirau Energia. Desde 2016 55 autores, entre professores e pesquisadores de oito unidades da Embrapa e mais de 30 instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, trabalharam no projeto deste livro, transformando todo o conhecimento em 17 capítulos.

De acordo com Frederico Botelho, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, a publicação reúne informações necessárias a todos os que pretendem atuar na cadeia produtiva do leite na região. “Permite a tomada de decisões do agricultor em sua propriedade, do agente financeiro responsável pelo financiamento da produção, do estudante em sua formação e do extensionista na aplicação das técnicas indicadas.”, explica Botelho.

No bioma Amazônia, o leite constitui o produto central da vida de milhares de famílias. É produzido em um ambiente em que a cadeia produtiva teve de ser adaptada e reinventada. Em razão disso, havia necessidade de produzir um livro que tratasse do tema e trouxesse as características e especificidades da Região Amazônica com dados estatísticos históricos. Rondônia, por exemplo, é um estado de grande potencial na pecuária leiteira. Atualmente é considerado o maior produtor de leite das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, acredita que as informações serão úteis no desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva leiteira na Amazônia, garantindo competitividade diante das demais regiões produtoras do país. “É gratificante contribuir para o legado que esta obra representa para a pecuária leiteira na Amazônia”, afirma Neto.

O livro pode ser baixado, gratuitamente, no portal da Embrapa Rondônia (https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1126135/pecuaria-leiteira-na-amazonia).


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui