50 ANOS DA APOLLO 17 - Veja as melhores fotos do arquivo oficial da Nasa | Notícias Tudo Aqui!

50 ANOS DA APOLLO 17 - Veja as melhores fotos do arquivo oficial da Nasa

Compartilhe:

 

Nessa semana, a humanidade comemora os 50 anos da nossa última missão até a Lua, a Apollo 17, lançada no dia 7 de dezembro de 1972, com o pouso no dia 19. Recentemente, a NASA divulgou milhares de fotos restauradas de todas as missões Apollo, e em homenagem a esse momento tão especial, separamos algumas da Apollo 17 para compartilhar com vocês.

No dia que o lançamento da missão completou 50 anos, nós falamos sobre a mais famosa delas, a foto histórica Blue Marble (bola de gude azul), que mostra a Terra vista do espaço. Essa é uma das fotos mais famosas de todos os tempos, que inspirou artistas como Caetano Veloso e certamente incentivou muitos a se tornarem cientistas e astronautas. 

Os astronautas da Apollo 17

O comandante da missão Apollo 17 e piloto do módulo lunar Challenger foi Gene (Eugene) Cernan, acompanhado por Harrison Schmitt, o primeiro cientista a ser enviado para a Lua. Os dois tiveram a honra de serem os últimos dos 12 seres humanos que já pisaram na superfície da Lua.

Schmitt foi o único geólogo a pisar na Lua, atendendo a pressões para que a NASA levasse um cientista na missão. Na imagem acima, vemos todo o seu fascínio com uma pedra lunar gigante.

Também foi essencial para o sucesso da Apollo 17 foi Ronald Evans (foto abaixo), que permaneceu em órbita como piloto do módulo de comando América.

Confira abaixo outras fotos de Gene Cernan e Harrison Schmitt.

Gene Cernan e Harrison Schmitt / Foto: NASA

Os veículos da Apollo 17

A imagem acima mostra o módulo lunar Challenger a caminho da superfície da Lua. Na imagem abaixo, o mesmo módulo já voltando encontro com o módulo do comando.

Abaixo, o módulo de comando América, visto do módulo lunar.

A última volta do Moon Buggy

 

A Apollo 17 foi a terceira (e última) missão a usar o Lunar Roving Vehicle (LRV), carinhosamente chamado de “moon buggy”. O veículo lunar foi inaugurado pela Apollo 15 em 1971, e também usado pela Apollo 16, antes de dar sua última volta quase 50 anos atrás. 

Durante a última missão, o LRV bateu seu recorde de velocidade, chegando a 18 km/h. Há alguns anos, nos preparativos da NASA para sua próxima missão até a Lua, a empresa vem buscando propostas para novos veículos lunares que serão os sucessores do buggy lunar.

Aguardamos ansiosos pelo sucesso das missões Artemis para descobrirmos quem será o próximo homem ou a primeira mulher a pisar na Lua.

(olhardigital)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui