EMPRESA SEM IDONEIDADE - Pré-candidatos ao Senado alertam para dados falsos e comentam decisão do TRE que suspendeu pesquisa eleitoral em RO | Notícias Tudo Aqui!

EMPRESA SEM IDONEIDADE - Pré-candidatos ao Senado alertam para dados falsos e comentam decisão do TRE que suspendeu pesquisa eleitoral em RO

Compartilhe:

 

Nesta quinta-feira, 23, o juiz de Direito, Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), determinou a suspensão da divulgação de pesquisa eleitoral feita pelo instituto Real Time Big Data, levantamento contratado pela Rede Record de Televisão.

O magistrado atendeu representação formalizada pelo Partido Liberal (PL), que argumentaram que “a pesquisa em comento não se mostra confiável, pois fora produzida sem a metodologia científica exigida pela Resolução TSE n. 23.600/19, uma vez que não apresenta informações sobre os bairros abrangidos pela pesquisa ou o nível econômico das pessoas entrevistadas”.

Na decisão, além de determinar a imediata suspensão da divulgação dos resultados, o magistrado fixou multa de R$ 1 mil por dia em caso de descumprimento da medida. Na referida pesquisa, a deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos) lidera a corrida eleitoral ao Senado com 20% das intenções de votos.

Entrevistado pelo Extra de Rondônia, o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade), que tem parte do seu reduto eleitoral em Cerejeiras, e o juiz aposentado Léo Fachin (Avante), que atuou em Vilhena, ambos pré-candidatos ao Senado, comentaram a decisão judicial.

Daniel Pereira (PT) chamou a pesquisa de mentirosa e alertou os rondonienses para ficarem bem atentos.

“Quando essa pesquisa foi publicada, nos causou estranheza. Isso porque eu tenho acesso a pesquisas de outras fontes e, inclusive, a titulo de interesse pessoa, são feitos levantamentos de intenção de votos em Rondônia. As margens de erros sempre existem. As que são feitas com critérios científicos têm entre 98% de chances de dar certo, mas com margem de erro para cima ou para baixo. Agora, essa pesquisa divulgada nos trouxe estranheza, porque nos temos acompanhado os números para governador e ninguém, na atual conjuntura, tem as intenções de votos manifestas para ao primeiro colocado. E para o Senado, isto se repete. Curiosamente, dois pré-candidatos que estão se propondo a compor uma chapa aparecem liderança a pesquisa. É bom para o eleitor ficar bem atento. É uma pesquisa mentirosa. Acredito que a verdade vai prevalecer no Estado de Rondônia”, analisa.

Já Fachin parabenizou o juiz Edenir Sebastião pela decisão, afirmou que há pesquisas feitas ao bel-prazer de ‘A’ e ‘B’ e muitas feitas de acordo com a capacidade financeira e a disposição do candidato.

“Na verdade, toda pesquisa de intenção de votos, até porque ela precisa ser registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no caso de Rondônia e dos Estados, precisa atender a critérios que a lei determina de forma específica, tal como amostragem, público ouvido, região, e a empresa, inclusive, que faz essa pesquisa, tem que atender a todos esses requisitos, com estar devidamente legalizada. Até para evitar que essas pesquisas sejam umas grandes fraudes. Quando esses requisitos não são atendidos, naturalmente após levados ao conhecimento da justiça, e analisada a questão, como a metodologia e outros, deve sim retirada do ar e declarada inidônea. Foi o que o TRE fez, através do juiz Edenir Sebastião, dizendo que a pesquisa não atendia a critérios técnicos de uma amostragem confiável. Por conta dessa situação, determinou a suspensão da pesquisa como elemento de informação pública. Aliás, isso é muito importante porque a gente vê por aí certas pesquisas feitas ao bel-prazer de ‘A’ e ‘B’ e a gente saber que nos bastidores tem muitas pesquisas inventadas, feitas de acordo com a capacidade financeira e a disposição que o candidato tem de fraudar esses resultados. Parabéns ao Drº Edenir por essa decisão, independente de quem afeta ou não, por conta da falta de idoneidade da pesquisa”, observou.

(extraderondonia)


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui