TESTES E EXAMES - Primeiro Pelotão Especial de Fronteira do Forte Príncipe da Beira participa de capacitação em teste rápido promovido pela Agevisa
|
|
Estabelecido dentro da comunidade quilombola, no município de Costa Marques, O primeiro pelotão especial do Forte Príncipe da Beira, do 6º Batalhão de Infantaria e Selva – BIS, recebeu a equipe de técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde - Agevisa, que realizou uma capacitação para profissionais de saúde em teste rápido e exames na tropa.
A equipe de profissionais da Agevisa, composta por técnicos, psicóloga, biomédicos e assistente sócia, realizaram uma exposição sobre Mandala da Prevenção Combinada, que trata das estratégias de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, HIV, Sífilis, Hepatites B e C, também sobre a Profilaxia Pré-Exposição - PREP; a Profilaxia Pós-Exposição - PEP, o acolhimento ao paciente e o Autoteste para HIV.
O comandante do 1° Pelotão Especial de Fronteira - PEF, tenente Rocha Barbosa, falou que a realização da capacitação para os profissionais e a testagem do efetivo é de extrema importância para manter a saúde do pelotão.
“São jovens que estão se relacionando ou têm relacionamentos ativos, quanto antes se descobrir algum tipo de doença entre eles, quanto mais cedo será melhor para fazer o tratamento. Além disso, vivemos em coletividade; a testagem é boa para evitar riscos. Vamos presumir que um desses jovens, com algum tipo de doença, utilize em nosso ambiente, um material perfuro cortante e outro companheiro faça uso do mesmo objeto, estaremos colocando em risco todo o pelotão. Acredito que essa testagem é boa para saúde e ajuda a todos”.
A equipe da agência realizou aulas práticas manuseando o Teste Rápido - TR, destinado à sondagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, HIV, Sífilis, Hepatites B e C. A equipe do exército composta por médico, dentista, enfermeiro e assistentes, atende o pelotão que tem aproximadamente 60 militares, e ainda por meio de um Termo de cooperação, atende à comunidade quilombola composta por cerca de 80 famílias.
A Agevisa já vem desenvolvendo estas ações na comunidade quilombola, de vigilância em saúde. “No primeiro semestre deste ano a equipe da vigilância epidemiológica esteve em parceria com a Associação Beradeiro, participando das atividades de testagem, vacinação, prevenção e promoção em saúde junto à população”, ressaltou o diretor-geral da Agevisa, Cel BM Gilvander Gregório de Lima.
Foto arquivo - capacitação real Forte Príncipe (1)
Noticias da Semana
* PREVENÇÃO - Educação sanitária orienta quanto aos cuidados e controle da raiva no meio rural
* ANIVERSÁRIO PVH - Futura rodoviária é homenagem aos aspectos naturais e culturais de Porto Velho
* RESPEITO E CUIDADO - Projeto Rio Limpo 2023 é uma iniciativa pela preservação dos rios
* DISCORDA DE DOIS LIVROS - Bolsonaro diz que livros sobre ele “não condizem com a verdade”
* ROLIM DE MOURA - Duas motos colidem em cruzamento e condutores são socorridos
* GARANTINDO A SAÍDA DA PRODUÇÃO - Paraná leiloa mais de 605 km de rodovias nesta sexta (29)
* TERRORISMO INFERNAL - Homem-bomba deixa ao menos 52 mortos e mais de 50 feridos