PREVENÇÃO E SAÚDE - Técnicos da Agevisa visitam Hospital Regional de São Francisco do Guaporé para implantação de medidas profiláticas | Notícias Tudo Aqui!

PREVENÇÃO E SAÚDE - Técnicos da Agevisa visitam Hospital Regional de São Francisco do Guaporé para implantação de medidas profiláticas

Compartilhe:

 

A equipe da Agevisa foi recebida na unidade hospitalar por técnicos da saúde e pelo diretor, Luiz de Matos. A visita técnica permitiu conhecer o fluxo de atendimento à gestante na admissão do parto. Na ocasião foram realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, a oferta do exame VDRL, para a gestante e recém-nascidos; e ainda a implantação na unidade hospitalar da Profilaxia Pós-Exposição – PEP.

O diretor da unidade ressaltou uma fragilidade no fluxo de atendimento aos pacientes da emergência, pois muitas vezes são oriundos de outras localidades; cidades vizinhas, e não dispõe de um histórico de acompanhamento médico. “As gestantes podem ser como exemplo, pois a cada 10 mulheres, seis são de outras cidades e sem pré-natal”, enfatizou o diretor.

A coordenadora estadual de Sífilis da Agevisa, Stella Maris, ressaltou que a implantação da PEP faz parte da busca pela qualidade na assistência hospitalar, é uma das estratégias de prevenção combinada; utilizada em casos de exposição ao HIV+ (positivo), sexo desprotegido com pessoas, rompimento de camisinha, em casos de violência sexual e acidentes ocupacionais com materiais perfuro cortantes.

“O objetivo é assegurar que o paciente ou profissional de saúde, ao ficar exposto ao HIV+, tenha a oportunidade de ser medicado. Para tanto, a unidade hospitalar receberá os medicamentos de prevenção ao HIV, os antirretrovirais que compõem a PEP, após o cadastro no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos - Siclom”, informou a técnica.

Dentro do conjunto de ferramentas da prevenção combinada, inserem-se ainda: testagem para o HIV; Profilaxia Pré-Exposição - PrEP; uso regular de preservativos; diagnóstico oportuno e tratamento adequado de infecções sexualmente transmissíveis - IST; redução de danos; gerenciamento de vulnerabilidades; supressão da replicação viral pelo tratamento antirretroviral e imunizações.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima disse que a visita da equipe ao hospital faz parte das atividades de supervisão em serviço da Gerência de Vigilância Epidemiológica - GTVEP da Agevisa, que tem se empenhado na implantação do Serviço de Assistência Especializada - SAE no município. “O SAE é um serviço responsável pela assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais”, explicou.

Foto arquivo - Agevisa profilaxia - são francisco (1)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui