OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS - TRT-14: tribunal piloto do Programa Justiça 4.0 participa de pesquisa diagnóstica | Notícias Tudo Aqui!

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS - TRT-14: tribunal piloto do Programa Justiça 4.0 participa de pesquisa diagnóstica

Compartilhe:

O estudo fará uma análise sobre a otimização dos processos de trabalho no Poder Judiciário em face da implementação das Políticas Tecnológicas do Programa Justiça 4.0

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou ao Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), na sexta-feria, 13/1/2023, a pesquisa  diagnóstica sobre a otimização dos processos de trabalho no Poder Judiciário em face da implementação das Políticas Tecnológicas do Programa Justiça 4.0. 

A pesquisa é dividida em duas partes, sendo que a  primeira etapa começará pelo TRT-14, tribunal piloto para o planejamento e realização de ações do Programa Justiça 4.0, de acordo com o Termo de Cooperação Técnica nº 014/2022, firmado em março do ano passado entre esse Tribunal e o CNJ. Os outros dois tribunais pilotos são o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP)  e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5). 

A pesquisa desenvolvida pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pretende levantar informações e dados estatísticos, que gerem evidências sobre o impacto da implementação das políticas tecnológicas do Programa Justiça 4.0 (Núcleos de Justiça 4.0, Balcão Virtual e Juízo 100% Digital) na criação de novos fluxos, processos e formas de trabalho no Poder Judiciário, com a demonstração de resultados comparativos quanto à economicidade e eficiência antes e após a implementação dessas tecnologias no tribunal. 

A metodologia do estudo prevê a aplicação de dois questionários distintos e complementares: um direcionado à gestão do tribunal, com 13 questões; e outro de percepção, direcionado ao corpo funcional, com 15 questões.

A participação de todos(as) os(as) magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) deste tribunal é essencial para um completo diagnóstico da percepção do impacto gerado pelas três políticas tecnológicas do PJ4.0 nesse órgão.

Os formulários da pesquisa diagnóstica estão disponíveis para resposta, de 16 a  27 de janeiro de 2023. 

Acesse aqui: pesquisa de percepção

Sobre o Programa Justiça 4.0

O PJ4.0 disponibiliza novas tecnologias e inteligência artificial, garantindo serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis, o que torna o sistema judiciário brasileiro mais próximo da sociedade.
 
Ao promover soluções digitais colaborativas que automatizam as atividades dos tribunais, otimiza o trabalho dos magistrados, servidores e advogados. Com isso garante mais produtividade, celeridade, governança e transparência nos processos.

O Programa Justiça 4.0 – Inovação e Efetividade na Realização da Justiça para Todos é desenvolvido em parceria entre o CNJ, o PNUD e o Conselho da Justiça Federal (CJF), com apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Secom/TRT14 (Yonara Werri)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui