MAIS UM 'CAÇADO' POLÍTICO - Saiba como foram os últimos momentos de Deltan na Câmara | Notícias Tudo Aqui!

MAIS UM 'CAÇADO' POLÍTICO - Saiba como foram os últimos momentos de Deltan na Câmara

Compartilhe:

Mesa Diretora da Casa confirmou a cassação do deputado

 

No último dia oficial como deputado federal, Deltan Dallagnol (Podemos-PR) permaneceu a maior parte do tempo isolado, contemplativo e acolhido por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apenas a presidente do Podemos, Renata Abreu, estava no gabinete do ex-coordenador da Lava Jato, localizado no 7º andar do Anexo 4, quando Deltan recebeu a notícia da confirmação da cassação pela Mesa Diretora da Câmara.

Por volta das 19h desta terça-feira (6), Deltan desceu para o plenário da Câmara. Na tribuna, Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) discursava em defesa do colega cassado. Ali, Deltan foi abraçado por Adriana Ventura (SP) e Marcel van Hattem (RS), ambos parlamentares do Novo.

O ex-procurador da Lava Jato foi cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 16 de maio. Segundo a Corte, Deltan antecipou a saída do Ministério Público Federal (MPF) para evitar eventuais procedimentos administrativos disciplinares (PADs) e contornar, assim, a Lei da Ficha Limpa.

Nesta terça (6), o deputado cassado passou boa parte do tempo observando os discursos solidários dos colegas presentes. A assessoria dele fazia lives gravando as falas dos colegas como as do próprio Deltan. A que teve o maior número de visualizações foi durante a entrevista dada à imprensa na frente do seu gabinete, por volta das 18h30 – 13 mil pessoas assistiram. Os emojis mais usados pela audiência eram os de choro e de coração.

Deputado José Medeiros (PL -MT) cumprimenta Deltan Dallagnol Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A última live foi o “ato final” no plenário. Já com o ambiente vazio, ele posou para fotos, fez um último registro com quatro de seus assessores e perguntou para a funcionária se deveria fazer uma transmissão.

– Acho que seria uma boa para falar com as pessoas – disse o deputado, que logo foi gravar.

O pico encontrado da transmissão foi de 4,9 mil espectadores simultâneos. Ele repetiu parte das declarações de mais cedo.

Terminada a live, Deltan ainda falou para o Estadão. Ele afirmou se sentir “indignado”.

– O sistema corrupto (está) reocupando as posições de poder, de domínio. Isso nos deixa indignados – disse Deltan, que foi o último parlamentar a deixar o plenário da Casa, já por volta das 21h.

– A gente é um país em que está acontecendo uma inversão de valor. A gente é um país da integridade. E o que a gente vê é um grande retrocesso – afirmou.

Nos últimos minutos, restou tempo para poucas coisas. O ex-deputado voltou para o gabinete com o resto da equipe para a última atividade. Saíram da Câmara às 22h para um jantar juntos – os assessores levavam malas.

*AE

(pleno.news)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui