FRAGILIDADE DO SISTEMA SOLAR - Um planeta poderia acabar com a vida na Terra; entenda | Notícias Tudo Aqui!

FRAGILIDADE DO SISTEMA SOLAR - Um planeta poderia acabar com a vida na Terra; entenda

Compartilhe:

Em experimento, astrofísico mostrou fragilidade do Sistema Solar

 

Um planeta terrestre pairando entre Marte e Júpiter seria capaz de empurrar a Terra para fora do Sistema Solar e acabar com a vida neste planeta, de acordo com um experimento da UC Riverside.

O astrofísico da UCR, Stephen Kane, explicou que seu experimento pretendia abordar duas lacunas notáveis na ciência planetária.

A primeira é a lacuna no Sistema Solar entre o tamanho dos planetas gasosos terrestres e gigantes. O maior planeta terrestre é a Terra, e o menor gigante gasoso é Netuno, que é quatro vezes mais largo e 17 vezes mais massivo que a Terra. Não há nada no meio.

“Em outros sistemas estelares existem muitos planetas com massas nessa lacuna. Nós os chamamos de super-Terras”, disse Kane.

A outra lacuna está na localização, em relação ao Sol, entre Marte e Júpiter. “Os cientistas planetários geralmente desejam que haja algo entre esses dois planetas. Parece um espaço desperdiçado”, disse ele.

Essas lacunas podem oferecer informações importantes sobre a arquitetura do nosso Sistema Solar e sobre a evolução da Terra. Para preenchê-los, Kane executou simulações dinâmicas de computador de um planeta entre Marte e Júpiter com uma variedade de massas diferentes e, em seguida, observou os efeitos nas órbitas de todos os outros planetas.

Os resultados, publicados no Planetary Science Journal, foram desastrosos para o sistema solar. “Este planeta fictício dá uma cutucada em Júpiter que é apenas o suficiente para desestabilizar todo o resto”, disse Kane. “Apesar de muitos astrônomos terem desejado este planeta extra, é bom que não o tenhamos.”

Júpiter é muito maior do que todos os outros planetas juntos; sua massa é 318 vezes a da Terra, então, sua influência gravitacional é profunda. Se uma super-Terra em nosso sistema solar, uma estrela passageira ou qualquer outro objeto celeste perturbasse Júpiter, mesmo que levemente, todos os outros planetas seriam profundamente afetados.

Dependendo da massa e localização exata de uma super-Terra, sua presença pode acabar expulsando Mercúrio e Vênus, bem como a Terra do Sistema Solar. Também poderia desestabilizar as órbitas de Urano e Netuno, lançando-os também no espaço sideral.

A super-Terra mudaria a forma da órbita da Terra, tornando-a muito menos habitável do que é hoje, se não acabando com a vida completamente.

Se Kane diminuísse a massa do planeta e o colocasse diretamente entre Marte e Júpiter, ele via que era possível que o planeta permanecesse estável por longo período. Mas pequenos movimentos em qualquer direção e “as coisas iriam mal”, disse ele.

O estudo tem implicações para a capacidade dos planetas em outros sistemas solares de hospedar vida. Embora planetas semelhantes a Júpiter, gigantes gasosos distantes de suas estrelas, sejam encontrados apenas em cerca de 10% do tempo, sua presença pode decidir se Terras vizinhas ou super-Terras têm órbitas estáveis.

Esses resultados deram a Kane respeito renovado pela delicada ordem que mantém os planetas juntos ao redor do sol. “Nosso Sistema Solar está mais afinado do que eu imaginava antes. Tudo funciona como intrincadas engrenagens de relógio. Jogue mais engrenagens na mistura e tudo quebra”, disse Kane.

Via Phys.org

Imagem destacada: NASA/JPL/ASU

(olhardigital)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui