ESTAMOS EM PERIGO? - Ventos solares podem atingir a Terra até sexta-feira | Notícias Tudo Aqui!

ESTAMOS EM PERIGO? - Ventos solares podem atingir a Terra até sexta-feira

Compartilhe:

Os ventos solares foram produzidos por um buraco coronal resultado da intensa atividade solar

 

Cientistas alertam para ventos solares de aproximadamente 3 milhões de quilômetros por hora que podem chegar à Terra até sexta-feira. Os ventos foram gerados por um “buraco” gigantesco na superfície do Sol. Há poucos dias, astrônomos haviam descoberto um buraco solar com as dimensões de 30 vezes o tamanho da Terra. Eles afirmam que, à medida que esse primeiro “buraco” começa a girar para longe de nós, ele dá lugar a outro buraco solar gigante — com cerca de 18 a 20 vezes o diâmetro da Terra.  

Buracos coronais são os responsáveis pela liberação de ventos solares no espaço; a radiação pode danificar seriamente satélites e revelar auroras magníficas quando atingem o nosso planeta. Contudo, os cientistas não têm preocupações quanto aos possíveis danos à infraestrutura terrestre. Os buracos solares — buracos coronais — são fenômenos bastante comuns, mas geralmente aparecem nas regiões polares do Sol. 

Nós estamos testemunhando um período de intensa atividade solar — que ocorre a cada 11 anos. Assim, é mais provável que esses buracos sejam observados no equador do Sol, segundo Mathew Owens, professor de física espacial da Universidade de Reading, na Inglaterra. O acadêmico disse que “[o buraco solar] estar no equador significa que temos a garantia de ver algum vento rápido na Terra alguns dias depois de girar além do meridiano central”.  

À revista popular Insider, Daniel Verscharen, professor associado de física espacial e climática da University College, de Londres, disse: “Eu esperaria que algum vento rápido desse buraco coronal viesse para a Terra por volta da noite de sexta-feira até a manhã de sábado desta semana”.  

(revistaoeste)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui