MOBILIDADE DE AGENTES DE SAÚDE - Emenda do Delegado Lucas garante motos novas a agentes de saúde de Rio Crespo
Veículos já estão em operação, afirma Secretaria Municipal de Saúde.
![]() |
O município de Rio Crespo recebeu, na semana passada, duas novas motos para serem usadas na assistência de saúde aos moradores da zona rural. Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Lucas (PP), no valor de R$ 50 mil.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as duas motos são do modelo NXR 160 Bros e já estão sendo usadas pelos profissionais que desempenham um papel crucial na comunidade: os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Algumas das atribuições dos ACS são as visitas regulares aos domicílios. Nessas ocasiões, os agentes coletam informações sobre as condições de saúde dos moradores, identificam possíveis problemas e oferecem orientações sobre práticas saudáveis.
Eles também fazem o cadastro das famílias em suas áreas de atuação e mantêm registros atualizados da situação de saúde de cada membro da família visitada. Esse acompanhamento permite uma intervenção mais eficaz em casos de doenças crônicas, gravidez, entre outras.
Para se locomoverem nas comunidades, principalmente na zona rural de Rio Crespo, os profissionais dependem de veículos rápidos. De acordo com a agente de saúde Raquel Rodrigues de Barros, com as novas motocicletas será possível levar um atendimento de melhor qualidade às famílias que estão distantes.
“Muitas vezes esses moradores não conseguem vir até a cidade buscar uma medicação, e esse é o nosso papel. Nós vamos até lá para dar esse suporte. Uma das famílias que atendo fica a 75 quilômetros de distância da cidade, por exemplo, e faço esse trajeto na estrada de chão”, conta.
Conforme destacou o deputado Delegado Lucas, as motos adquiridas com emenda parlamentar vão propiciar melhores condições de trabalho aos agentes comunitários, permitindo que realizem suas visitas de forma mais rápida e abrangente
“Isso contribui para a ampliação do alcance desses profissionais em comunidades mais remotas. A alocação de R$ 50 mil para a compra de motocicletas evidencia nossa compreensão da importância de investir em infraestrutura e equipamentos que beneficiam diretamente a atuação dessa área tão importante”, pontuou.
Texto: Jônatas Boni/ Assessoria parlamentar
Noticias da Semana
* MENTIROSO DESMASCARADO - Michelle posta foto antiga de Lula com pedido de anistia
* NIKOLAS - “Moraes não tem voto de nenhum cidadão brasileiro”
* VENDE BRIGADEIRO COM MACONHA - Ex-candidata do PSOL que estava desaparecida é presa em SP
* NOVAS ROTAS - Aeroportos administrados pelo governo de RO contam com voos diretos para Campinas
* MACHADINHO DO OESTE - Alan Queiroz pede instalação de tubos em bueiros do município
* 40 ANOS DE DEMOCRACIA 3 - A saída está na Constituição, mas não há convicção
* POSIÇÃO ESTRATÉGICA - Roraima será o Estado mais beneficiado com o projeto Rota das Guianas
* SUPREMO TRIBUNAL DA INJUSTIÇA - Inquérito das fake news completa seis anos em sigilo no STF