Site permite acompanhar em tempo real o fluxo nas Unidades de Pronto Atendimento da capital e de Jaci Paraná
Dados são atualizados em tempo realA Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu mais um passo importante na modernização da gestão da saúde pública. O “UPA em Tempo Real” permite o monitoramento ao vivo dos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital e do distrito de Jaci Paraná.
A nova ferramenta atualiza o “UPA em Números”, com melhorias significativas. Agora, os dados são atualizados em tempo real, fornecendo informações como:
• Número de pacientes em atendimento e em espera;
• Tempo médio de espera por setor;
• Casos classificados por grau de urgência (cores da triagem);
• Situações críticas e fluxo detalhado por tipo de atendimento.
Segundo Francisca, a ferramenta fortalece a transparência junto à populaçãoSegundo Francisca, diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Semusa, a ferramenta não só melhora a gestão das unidades, como também fortalece a transparência junto à população.
“Agora conseguimos acompanhar a dinâmica dos atendimentos nas nossas principais unidades: UPA Zona Leste, UPA Zona Sul, Ana Adelaide, José Adelino e, recentemente, a UPA de Jaci Paraná", explicou.
Com os dados visíveis ao público, os usuários podem tomar decisões mais conscientes sobre onde buscar atendimento de acordo com o fluxo em cada unidade. “A população pode ver quantas pessoas estão aguardando, quais setores estão mais vazios e escolher a unidade com menor tempo de espera”, completou.
Além de beneficiar diretamente os usuários, a ferramenta também facilita o trabalho de fiscalização e auditoria. Órgãos como o Tribunal de Contas e a Controladoria Geral do Município passam a ter acesso a dados em tempo real, contribuindo para a transparência e o aprimoramento da gestão pública.
Nova funcionalidade está disponível no site da Prefeitura de Porto VelhoFrancisca também reforça a importância de manter acompanhamento regular nas UBS e procurar a UPA somente em caso de emergência. “É essencial procurar a UPA apenas em situações realmente urgentes. Manter um acompanhamento regular com a Unidade de Atenção Básica principalmente no caso de idosos, gestantes, crianças e outros com comorbidades evita que casos simples se agravem e virem emergências”, finalizou Francisca.
A nova funcionalidade está disponível no site da Prefeitura de Porto Velho, dentro do Portal do Cidadão. Para acessar:
1 Acesse www.portovelho.ro.gov.br
2 Clique em Portal do Cidadão
3 Procure pela aba “UPA em Tempo Real”
4 Acompanhe os dados atualizados das unidades
Com essa iniciativa, Porto Velho mostra como a tecnologia pode ser uma grande aliada da saúde pública, promovendo mais eficiência, agilidade no atendimento e, principalmente, cuidado com a população.
Texto: Gabriel Moreira
Fotos: Diego Souza
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)