Publicidade

ACIDENTES - Técnicos de telecomunicações estão entre as principais vítimas de choques elétricos em Rondônia


Em 2024, o estado registrou 19 acidentes com a rede elétrica, 13 fatais; parte dos casos envolveu profissionais de telecomunicações, reforçando a importância de protocolos e uso correto de equipamentos
Você sabia que um poste não abriga apenas fios da rede de energia? Em muitos casos, a estrutura também é compartilhada com cabos de internet e telefonia de empresas de telecomunicações. Nessas situações, os técnicos precisam subir nos postes para realizar manutenções e reparos. Embora seja uma atividade rotineira, ela envolve riscos elevados e exige atenção redobrada. Por isso, a Energisa reforça a importância da segurança dos profissionais que trabalham nesse tipo de serviço.
Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram que os acidentes com choques elétricos aumentaram 11% no país no último ano. Em Rondônia, foram 19 ocorrências, sendo 13 fatais. Grande parte desses casos envolve profissionais de empresas de telecomunicação.
A Energisa reforça a importância de seguir protocolos de segurança ao trabalhar em áreas próximas à rede elétrica. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a checagem prévia da situação do poste e a comunicação com a concessionária antes de qualquer intervenção são medidas essenciais para reduzir os riscos.
“Nosso alerta é para que todos os técnicos de empresas de telecomunicações nunca subestimem os riscos de estar perto da rede elétrica. A eletricidade não dá segunda chance. A adoção de práticas seguras, como manter distância mínima dos cabos energizados, utilizar os equipamentos adequados e solicitar apoio quando necessário, pode salvar vidas”, destaca Jucilene Dias, coordenadora de Segurança da Energisa Rondônia.
Entre as orientações principais para os profissionais estão:

  • Sempre utilizar os EPIs recomendados.
  • Manter distância segura dos cabos de energia.
  • Conferir previamente se o poste abriga cabos energizados.
  • Acionar a concessionária de energia em caso de dúvidas ou necessidade de apoio.

Em situações de emergência, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou entrar em contato com a Energisa Rondônia por meio dos canais oficiais:

  • Central de Atendimento: 0800 647 0120
  • WhatsApp (Gisa): (69) 99358-9673
  • Aplicativo Energisa On
  • Site: www.energisa.com.br

Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +

Publicidade
Conteúdo Patrocinado