O justo circunstancial, um corrupto em potencial | Notícias Tudo Aqui!

O justo circunstancial, um corrupto em potencial

Compartilhe:

Mas por que condenamos a política? Por que não interferimos e não permitimos nossos irmãos interferir, quer seja através do voto ou da militância sadia ou até mesmo de uma possível candidatura de um cristão? E por que também permitimos invadir nosso pensamento aquela velha frase eivada de preconceitos: "ah, se entrar na política vai se corromper, pois todos se corromperam"?

A Bíblia tem estas respostas. Há um personagem emblemático que traduz o homem aparentemente bom, mas que, a depender da circunstância, se transforma em um homem de maus comportamentos. A este vou chamar de um JUSTO CIRCUNSTANCIAL.
Este homem é Agur. Preste muita atenção em seu pedido a Deus, em uma oração:

"Duas bençãos peço a Ti que me dês, não mas negues, antes que eu morra: Afasta de mim a falsidade e a mentira; também também não me permitas viver em extrema pobreza nem em grande riqueza; concede-me o sustento diário necessário. Para que não ocorra que, tendo em demasia, venha eu a imaginar que não preciso do Senhor. Ou, passando miséria, acabe roubando e envergonhando o Teu nome, ó meu Deus!" Pv 30.7-9

Que homem aparentemente virtuoso! Querendo viver longe da falsidade e da mentira. Que linda também sua sinceridade. Um corrupto sincero! Sim, isto mesmo, corrupto e sincero, mas só diante de Deus. Diante dos homens um homem bom, exceto se acontecer uma das duas coisas que ele pede de ser livrado.

Talvez seja chocante para você estar lendo isto sobre Agur, pois talvez, como eu, já tenha ouvido algum sermão exaltando sua humildade e total ausência de cobiça. Mas me perdoe a franqueza, não é o que o texto revela. Não era por humildade e ausência de cobiça que ele só queria sua porção diária. Era porque sabia que não tinha um coração justo e reto. Isso mesmo! Se ele tivesse pouco, roubaria. Se tivesse muito deixaria o Senhor. Francamente isso é modelo de homem pra você? Para mim não o é.

Prefiro ter como modelo de homem justo e reto o apóstolo Paulo. Veja sua declaração:
"Sei bem o que é passar necessidade e sei o que é andar com fartura. Aprendi o mistério de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações. Tudo posso naquele que me fortalece."Fp 4.12-13

Viu como estes dois personagens bíblicos estão em extremos opostos?
Do mesmo modo, na vida real, também há aqueles que ainda não alcançaram a solidez da cristandade de Paulo, e por isso vivem como Agur, vivendo uma vida híbrida, dupla, camuflada, envergonhando os cristãos, suas comunidades religiosas, o evangelho e o nome de Jesus. Mas do mesmo modo há os que têm tal solidez na vida e dão bom testemunho de vida, levando uma vida reta e justa, praticando o bem e apartando-se do mal.

Estes devem ser estimulados a uma consciência politizada (dentro dos conceitos aqui abordados) com vistas a participar efetivamente dos processos políticos, promovendo profunda transformação social a partir de suas vidas avivadas.

A mensagem do evangelho, as Boas Novas, precisam ganhar mais vida e mais abrangência, mais efetividade e mais relevância, a partir do estilo de vida bíblico VIVIDO em todas as esferas da vida humana e da sociedade. Não há mais espaço para a omissão e a prevaricação, precisamos provocar um avivamento político e social em nosso país (leia-se também Estados e Cidades).


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui