NOVA DIRETORIA PARA O CONSELHO DE LEIGOS E LEIGAS DE PORTO VELHO | Notícias Tudo Aqui!

NOVA DIRETORIA PARA O CONSELHO DE LEIGOS E LEIGAS DE PORTO VELHO

Compartilhe:
ColunistaAroldo Vasconcelos

No último final de semana, dias 14 E 15 de setembro, leigos e leigas da arquidiocese de Porto Velho e sua área de abrangência, o reuniram-se na sede do Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP) em Porto Velho para o Encontro do Laicato. Estiveram presentes 71 representantes do conselho do laicato de todas as paróquias que congregam a arquidiocese de Porto Velho.

O tema do encontro, uma Assembléia Eletiva Arquidiocesana do Conselho de Leigos e Leigas, foi o texto base do Conselho Nacional do Laicato Brasileiro – CNLB: “Um novo olhar, um novo agir”, com o lema: "Eu vi, ouvi e desci." (Ex.: 3-7/8) conduzido pelo professor Carlos Oliveira e pelo professor Doutor José Dettoni; também foi abordado a temática do Sínodo Pan-Amazônia que será no mês próximo de outubro.

O padre coordenador arquidiocesano de pastoral, professor Doutor Valdecir Cordeiro proferiu palestra sobre a Igreja, suas estruturas e formato eclesial e também sobre o papel fundamental dos cristão leigos e leigas em sua missão de sal da terra e luz do mundo, como forma de elevar a condição de construtores positivos da sociedade ideal pelo ativismo e pelo protagonismo responsável.

Vários presbíteros, religiosos e religiosas de várias denominações do mundo católico estiveram presentes e professores da Universidade UNIR também, como o professor Fernando Novoa que fez palestra sobre os condicionantes atuais do posicionamento individual no meio coletivo e nas organizações instituídas.

O arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, um dos articuladores na Amazônia e organizadores do Sínodo que acontecerá em Roma, fez o encerramento e uma celebração muito concorrida na capela do Centro (CAP).

Na ocasião, houve a eleição dos novos membros do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas Cristãos que estarão à frente do organismo de 2019 a 2022.

Professor Carlos Oliveira, economista Francisco Aroldo Vasconcelos, Alexsander, Israel, professora Giscélia Vieira e o senhor Everaldo Luzia.

Ainda no mês de outubro, os novos membros eleitos devem apresentar o planejamento de atividades para 2020 envolvendo atividades com as pastorais em todas as paroquias e comunidades católicas da sua área de atuação que inclui a capital e o vale do jamari.


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui