FESTA DO ROCK - Após Pandemia, retornará o 'Festival Casarão', na Candelária da Capital. Veja lives comemorativas do 20º aniversário | Notícias Tudo Aqui!

FESTA DO ROCK - Após Pandemia, retornará o 'Festival Casarão', na Candelária da Capital. Veja lives comemorativas do 20º aniversário

Compartilhe:

Edição comemorativa estava marcada para maio de 2020, mas foi adiada devido a pandemia do novo coronavírus. Enquanto o evento presencial não chega, confira programação de lives com artistas do line-up.

 

O Festival Casarão comemora o 20º aniversário este ano e, para celebrar a data, a organização decidiu realizar uma edição especial. O evento aconteceria em maio, mas precisou ser remarcado para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista exclusiva ao G1, o produtor do evento, Vinicius Lemos, relembrou os principais pontos do festival que marcou a História da música em Rondônia.

Esse festival independente de música autoral tem objetivo de firmar o diálogo dos artistas de Rondônia com os músicos de outros estados do Brasil. Ele começou nos anos 2000.

O local escolhido para primeira edição foi o antigo Casarão dos Ingleses, construído no século XIX no auge das obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho. O edifício está localizado na extinta cidade de Santo Antônio do Rio Madeira.

"Não tinha o ar de festival ainda, mas o local que é bem bucólico, na beira do Rio Madeira antes das Usinas foi bem interessante, tinham duas bandas de rock, DJ e tudo mais", lembra Vinicius Lemos.

A partir dessa experiência, ficou decidido que aquele seria um evento anual. Com isso, a iniciativa foi ganhando corpo em edições em 2001, 2002 e seguiu acompanhando a evolução da música no estado.

Segundo Vinicius, existiu uma transição em 2004 para 2005 em que o Casarão deixou de ser uma festa e passou a ser um festival. Quando o alcance trouxe bandas do interior de Rondônia para os palcos do Casarão e o cover abriu espaço para música autoral. A época marca também os primeiros diálogos com a cena nacional.

"Acho que dificilmente a gente vai encontrar um estado que não veio aqui, em termos de uma banda representando. E depois do Casarão várias bandas de Rondônia tocaram no Brasil inteiro. O festival era uma congregação", pontua o produtor.

Em 2007 após ganhar incentivo via edital da Petrobras, o evento trouxe Pitty, Cachorro Grande, Dead Fish, Macaco Bong. Em 2011 foi a vez de Emicida. Ele se apresentou no Mercado Cultural, para um público de 500 pessoas.

O Dead Fish foi a última banda que tocou no casarão da Estrada do Santo Antônio, eles fecharam a edição de 2008.

Pausa na música

Em 2014, sem viabilidade econômica e apoio governamental, a organização não via um caminho para continuar. Era o fim de 15 edições ininterruptas.

"Eu vi que teria que dar uma pausa também porque o público é muito complexo, ficaram reféns dos grandes nomes. Então quando a gente remodelou pra uma edição menor, o público cada vez mais só queria ir nos grandes shows. Cada ano que passava vinha uma cobrança do público que as bandas fossem maiores", comenta.

Para Vinicius, o Festival Casarão foi uma iniciativa que deu certo no emocional, conseguindo encantar as pessoas, entretanto sempre muito difícil suportar a logística.

O retorno adiado pela pandemia

Foi anunciado que os 20 anos do Festival Casarão seria comemorado em maio deste ano, mas algo que ninguém esperava aconteceu: uma pandemia. O evento presencial foi adiado para 2021, mas para suprir a ausência acontecerá uma programação de lives no Instagram do Casarão.

Confira sequência divulgada até o momento:

  • 15 de julho
    Daniel Groove e Vinicius Lemos (comentando a História do Casarão)

  • 22 de julho
    Daniel Groove e Gabriê (a partir daqui Daniel passa a ser apresentador)

  • 29 de julho
    Daniel Groove e Diogo Los Porongas

  • 5 de agosto
    Daniel Groove e Bruno Souto

A intenção do retorno é unir o público que já conhece o Casarão à aqueles que nunca participaram.

"Temos uma História, queremos contar essa História e agradecemos que tenha público pra isso".

Fonte: G1 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui