AS COMPETIÇÕES - Expectativa para a divulgação dos resultados do 7° Concafé e do 1° Desafio de Baristas de Rondônia | Notícias Tudo Aqui!

AS COMPETIÇÕES - Expectativa para a divulgação dos resultados do 7° Concafé e do 1° Desafio de Baristas de Rondônia

Compartilhe:

 

Iniciou nesta quarta-feira, 21, no complexo Beira Rio, no município de Cacoal, o 7° Concurso de Qualidade do café robusta amazônico - Concafé e o 1° Desafio de baristas de Rondônia. As competições encerram nesta quinta-feira, com a divulgação dos resultados dos dois concursos. 

Para o secretário de agricultura Janderson Dalazen, com a participação dos 157 produtores de café de várias regiões de Rondônia; na competição deste ano, que é considerada uma das maiores do País, "os nossos produtores estão cada vez mais trabalhando a lavoura e sendo orientados pela Emater para melhorar as boas práticas de produção", garantiu o secretário. 

Nesta perspectiva, o secretário de cultura do município de Cacoal, Pedro Rabelo reconhece que “o evento valoriza Cacoal, já que a cidade recebe também o título de capital do café e a presença de produtores de café de todo o Estado é muito bem-vinda”, salientou.

CONCAFÉ 

Produtores de café de várias regiões do Estado montaram estandes para receber os visitantes que também puderam degustar as variedades do café robusta amazônico, produzidas em Rondônia. A empresária Ana Maria Lucas que veio de Rolim de Moura há seis anos, já vende café produzido em seu município e Minas Gerais, sua terra natal. Ela conta que está no Concafé em busca de novas parcerias. "Nosso objetivo é valorizar o café orgânico e com boa fermentação, como o robusta amazônico", abordou a empresária ao desgustar o café produzido no município de Ministro Andreazza.

DESAFIO DE BARISTAS

Paralelo ao Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café, este ano acontece também o 1° Desafio de baristas realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae. De acordo com a técnica Elaine Satelis, "esse primeiro desafio de robustas Amazônicos filtrados conta com a presença de baristas de 10 estados brasileiros; incluindo São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, entre outros", destaca ela. 

Os baristas estão orientando os produtores de Rondônia a prepararem o melhor café usando técnicas adequadas para extrair o máximo de sabor da bebida. Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade. O resultado do desafio de baristas também será divulgado no encerramento do Concafé nesta quinta-feira, 22 de setembro, em Cacoal.

AGROINDÚSTRIA

Além de produtores de café estiveram presentes no Concafé dezenas de pequenos empresários da agroindústria familiar que participaram, expondo diversos tipos de produtos. Alguns deles que agregam ainda mais valor ao café, como a Cristiane Tiengo, quarta colocada do Concurso de Qualidade do Cacau – Concacau, ocorrido em Jaru na semana passada. A produtora de cacau, que é de Jaru, está usando o café produzido em Cacoal na receita do chocolate 73% cacau. "Resolvemos experimentar e deu certo, as pessoas estão gostando muito da mistura do chocolate com café na nossa produção totalmente artesanal", explicou a empresária.

FOTO ARQUIVO – concafé parte 2


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui