GUIA DE TURISMO - Proposta de vereador Márcio vira lei após derrubar veto do prefeito Hildon Chaves
A Lei regulamento a profissão de guia turístico
![]() |
Em sessão plenária realizada nesta última quarta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Porto Velho decidiu por maioria de seus parlamentares derrubarem o veto integral dado pelo prefeito Hildon Chaves (UB) ao Projeto de Lei aprovado na Casa que garante a presença de guias nos passeios turísticos da capital rondoniense.
De autoria do vereador Márcio Oliveira, o projeto regulariza através de Lei a atividade de Guia Turístico em Porto Velho. Nele, está disposto as normas do ofício e a obrigatoriedade da presença de um guia em qualquer espaço turístico da cidade.
Para ser aprovado pelo Poder Legislativo, o projeto passou pelas comissões de análises e seguiu para duas votações em plenário.
Câmara de Vereadores de Porto Velho
Porém, ao chegar às mãos do prefeito Hildon Chaves a Lei foi totalmente vetada e devolvida à Câmara de Vereadores sob a alegação de que não era constitucional por invadir esferas de responsabilidades.
Mas, esse não foi o entendimento dos vereadores, que utilizando o Poder Legislativo rejeitaram a alegação de Chaves e deram prosseguimento à homologação da Lei.
A expectativa é de que após ser colocada em execução, a Lei fomente a profissão de guia turístico na cidade, valorizando a atividade e consequentemente ganhando melhoras no serviço.
(JH Noticias)
Noticias da Semana
* CORPUS CHRISTI - Serviços essenciais serão mantidos nos próximos dias 8 e 9 de junho
* SERVIÇOS BÁSICOS - Prefeitura realiza mutirão de limpeza na avenida Imigrantes
* MORTE INSTANTÂNEA - Empresário morre esmagado por caminhão boiadeiro na BR-364, em Ji-Paraná
* DESPREZO À MAGISTRATURA - Quem é Cristiano Zanin, indicado por Lula para vaga no STF
* NAÇÃO DE VELHOS - Japão vai pagar US$ 25 bilhões em bônus para casais terem mais bebês
* NOVO RUMO NA VIDA - Sejus realiza mais uma edição de casamento coletivo no Sistema Prisional
* VOVÔ RAUL - Aos 85 anos, Raul Gil passa por cirurgia e está internado em São Paulo
* NOVAS LUMINÁRIAS - Bairro Lagoa é contemplado com o Programa de Eficiência Energética PROLED
* DIA MUNDIAL DO LEITE - Porque ele ajuda a cumprir 17 compromissos da ONU