PIRATARIA DIGITAL - Megaoperação derruba 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais | Notícias Tudo Aqui!

PIRATARIA DIGITAL - Megaoperação derruba 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais

Compartilhe:

Operação contra pirataria digital contou com a atuação de órgãos de 10 estados brasileiros, além de colaboração internacional de cinco países

 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), bloqueou 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais na sétima fase da Operação 404, que visa combater crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet.

Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. Além disso, conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas, foram removidos. Também houve a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais. Diversos materiais relacionados aos crimes foram apreendidos em decorrência das ordens judiciais.

A ação foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas, da Diretoria de Operações e de Inteligência, da Secretaria Nacional de Segurança Pública; pelas Polícias Civis do Espírito Santo, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo e os Ministérios Públicos de São Paulo e Santa Catarina.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública contou com a participação dos órgãos de aplicação da lei e associações de proteção à propriedade intelectual brasileiros e de outros países, como Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Reino Unido.

Os investigados são suspeitos de distribuir conteúdo pirata em sites e plataformas digitais, prática que causa prejuízos significativos à economia e à indústria criativa, além de ferir os direitos de autores e artistas.

No Brasil, a pena para o crime de pirataria on-line é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Os investigados podem ainda ser indiciados por associação criminosa e lavagem de capitais.

(correio braziliense)


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui