PREVISÃO DO INMETRO - Instituto prevê chuva e calorão nos próximos 10 dias em Rondônia; observe o mapa | Notícias Tudo Aqui!

PREVISÃO DO INMETRO - Instituto prevê chuva e calorão nos próximos 10 dias em Rondônia; observe o mapa

Compartilhe:

Apesar disso, o estado enfrenta uma forte onda de calor, com temperaturas 5°C acima da média.

 

Com a chegada da primavera e o final do ano se aproximando, a cúpula de calor que domina praticamente todo o Brasil, com temperaturas chegando a 45°C no Mato Grosso (MT) e picos de 40°C em Rondônia, começa a dar espaço à entrada das chuvas. Como alertado na semana passada pelo jornalismo do News Rondônia, os municípios começam a ser impactados por essas chuvas pontuais.

Apesar da redução da área seca que domina o mapa brasileiro, o cenário exige cautela. Chuvas regulares e irregulares começam a se distribuir entre os 52 municípios de Rondônia. Assim como o Amazonas, Acre, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins, Rondônia deverá receber essas precipitações nos próximos dez dias.

As chuvas no Amazonas, em parte do Acre e no Pará devem ultrapassar os 100 milímetros. Para o sul do Amazonas, região que faz divisa com Rondônia, isso é uma excelente notícia, especialmente porque essa área tem sido a mais afetada por incêndios florestais e criminosos na Amazônia.

Em Rondônia, as chuvas seguem um padrão entre 30 e 50 milímetros, o que é positivo, especialmente para Porto Velho [RO], cuja capital vem sofrendo com temperaturas de até 38°C, tornando-se uma verdadeira “panela de pressão”. No entanto, a triste realidade é que áreas ao sul do estado continuarão com baixos volumes de chuva. Segundo o MetSul, “a previsão indica maior probabilidade de chuva abaixo da média nas áreas em amarelo, no oeste e leste do Amazonas, Rondônia, Tocantins, norte de Mato Grosso, grande parte do Nordeste e em partes de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná”, informa o Inmet.

Para o estado de Rondônia, o Instituto Nacional de Meteorologia apresenta um cenário preocupante com as altas temperaturas. Temperaturas 5°C acima da média serão registradas no período de 3 a 5 dias, o que significa que essa onda de calor persistirá até quarta-feira [25]. Esses picos elevados representam um risco significativo à saúde. Previna-se, hidratando-se e evitando a exposição prolongada ao sol.

(newsrondonia)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui