TRANSPORTE HIDROVIÁRIO - Governo começa a alinhar desenho da “BR dos Rios”
Projeto de incentivo ao transporte hidroviário interno está na Casa Civil, mas sem previsão de ser enviado ao Congresso
O projeto da “BR dos Rios” avançou para um estágio de alinhamento do texto entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Casa Civil. A iniciativa aos moldes do que foi a BR do Mar –lei 14.301 de 2022– tem como objetivo incentivar o uso dos rios brasileiros para movimentação de carga e tornar as hidrovias mais atrativas ao setor privado.
Ao Poder360, o secretário nacional de hidrovias, Dino Antunes, declarou que o projeto chegou à Casa Civil e os “ajustes políticos” já estão em andamento. Ainda não há uma projeção de quando o texto será enviado ao Congresso Nacional.
O projeto de incentivo ao modal hidroviário e que promete reduzir a dependência do modal rodoviário é aguardado pelo setor logístico há pelo menos 3 anos. Em duas oportunidades, 2 governos diferentes prometeram entregar o texto, mas nada saiu das paredes do Ministério de Portos e Aeroportos.
Em junho de 2022, o então ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, declarou que o projeto seria encaminhado ao Congresso no final daquele ano, mas a descontinuidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não concretizou a promessa.
Já no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi feita uma nova promessa, dessa vez pela ex-secretária nacional de portos e atual secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori.
A executiva declarou ao Poder360 que a BR dos Rios seria entregue no final do ano, mas que ficaria sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Hidrovias, que só veio a ser criada em abril de 2024.
Com a criação da secretaria e a nomeação de Dino Antunes o projeto voltou a andar, mas ainda a passos lentos e sem perspectiva de análise da matéria por parte dos congressistas.
(Poder360)
Noticias da Semana
* VITÓRIA ESMAGADORA - Delegado Flori é reeleito prefeito de Vilhena, RO
* MINISTROS SEM PALAVRA - Cármen Lúcia fala em urna ‘segura e inquestionável’; assista
* PRÁTICA PROIBIDA - Grande derrame de santinhos nos locais de votação em Porto Velho
* VITÓRIA MAIS APERTADA DE ARIQUEMES - Carla é reeleita com vantagem de 0,17 dos votos; VEJA
* FLAGRADO, FOI PEDIR VOTOS NA PRISÃO - Fiscal do MDB é preso fazendo boca de urna em escola
* APOIO GARANTIDO, SE STF DEIXAR - Jair Bolsonaro indica que apoiará Marçal em 2º turno sem Nunes
* BRASIL RENOVADO - 155 milhões de brasileiros elegem 5.569 prefeitos neste domingo
* COMO A CNN MOSTRA AS ELEIÇÕES - Os indícios de fraude na postagem de Pablo Marçal
* BARRACO QUENTE - Festa de famosos termina em baixaria, briga e confusão (veja o vídeo)