Rondoniense quer ser governador de S茫o Paulo | Noticias Tudo Aqui!

Rondoniense quer ser governador de S茫o Paulo

Compartilhe:
ColunistaCiro Pinheiro

QUESTÃO DE TRATAMENTO

Não está distante a época em que os pais recebiam dos filhos o tratamento de senhor senhora em sinal de respeito, sempre que lhes dirigiam a palavra; bem mais atrás (no meu tempo de menino lá no meu sertão cearense), no cumprimento aos mais velhos tínhamos que tirar o chapéu e beijar a mão. Era lei.   

Hoje no meio de algumas, poucas, famílias o costume tradicional ainda teima em ser usado, mas a verdade é que está quase desparecido e o modernismo tem levado vantagem sobre o tratamento considerado antiquado por parte da juventude que despreza tais formalidades no meio familiar.  O tratamento entre pais e filhos está muito diferente do que se usavam no tempo transato e já pode ser considerado de igual para igual. Numa conversa normal é natural e mais íntimo dizer simplesmente “você” – o que reflete a educação mais liberal que está sendo dada às crianças nos últimos tempos, o que não deixa de ter seu lado positivo quando no relacionamento familiar, de forma geral, o respeito nas relações está à frente de tudo.

Mas, ao dirigir-se a uma pessoa com quem não temos intimidade e às pessoas que pela idade são merecedoras da nossa maior consideração, ou as de posição hierárquica superior à nossa, o tratamento de “senhor” ou “senhora” é o correto, obrigatório. O que é válido também para alguém que ocupa um alto cargo se a conversa for em publico. Ninguém queira demonstrar intimidade com um governador, um senador, juiz ou qualquer outra autoridade usando o “você”. Senão for muito aproximado, vai pegar mal.

Encerrando este comentário, lembro a mancada de um repórter, em Manaus, que chamou o presidente Collor (ex) de “você” e recebeu a contragosto esta resposta: “você é a vovozinha”. Encerrou a entrevista. Foi mexer logo com quem?      

LEÕES NA JAULA 

Os clubes de Lions de Porto Velho estão ultimando preparativos para a presença de dirigentes maiores, programada para o próximo fim de semana. Estão sendo esperados o presidente do Conselho de Governadores (Distrito Múltiplo-LA) José Bonifácio Nogueira, sediado em Natal (RN) com sua esposa Aparecida que vêm a Rondônia acompanhados o governador do Distrito LA-1, Josias Ferreira com a esposa Hilda, residentes em Rolim de Moura. A visita inicia em Ji-Paraná, nesta quinta-feira à noite; em seguida visitarão Ouro Preto (sexta), Jaru, cidades de Governador Jorge Teixeira, Ariquemes e, finalmente, Porto Velho, domingo, 25, com reunião programada a partir das 9 horas, encerrando com almoço. À tarde visitarão pontos turísticos da cidade.  

 RONDONIENSE QUER SER GOVERNADOR DE SÃO PAULO 

 

 

José Aníbal Pontes suplente de senador pelo PSDB-SP vai disputar a indicação para o cargo de governador de São Paulo, pelo partido dos tucanos. José Aníbal já pediu o registro da pré-candidatura junto ao partido e na campanha certamente nunca vai dizer que é rondoniense de Guajará-Mirim. Filho ingrato, uma vez esteve em Porto Velho, não fez questão de visitar sua cidade natal.  (Na foto, de Tiago Queiroz – Estadão – SP), ele exibe o pedido do registro da sua pretensão.

GENTE

DESTEMIDOS PIONEIROS – Sempre digo que pioneiro não é o que chega primeiro é sim, o que faz primeiro. Aqui cito um que chegou ficou e muito fez: IGNACIO DE LOIOLA BARROS REIS veio de Santa Catarina dia 15 de março e há 47 anos e segundo ele exatamente meio dia pisou no chão de Rondônia e nunca mais “despregou” o pé do chão rondoniense. Na próxima Coluna, com poucas linhas, vou mostrar outro Destemido Pioneiro.    

JAULA DE LEÃO – Reunidos na Casa do Leão (sede do Lions em PVH) os associados dos clubes lonísticos de Porto Velho aprovaram a indicação do nome do companheiro RONNY EGUEZ VACADIEZ para o cargo de 2º vice-governador do Distrito LA-1, que tem sua abrangência nos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. Na convenção de Rolim de Moura com o fim do mandato do Josias, governador 1917/18 Ronny assume a 2º vice, e com mais dois anos assume a Governadoria do Distrito. Na foto, Rony com a esposa Zenith. 

DESPREZADA

...Está a Escola de Música Jorge Andrade, Rua Joaquim Araújo Lima (antiga Abunã), de responsabilidade da Prefeitura. Quem passa na rua certamente lamenta o estado de desprezo do prédio da escola, cujo nome homenageia um seresteiro muito conhecido antigamente na cidade, que com sua voz fazia dupla com outro cantor de boas músicas, Humberto Amorim. Será que o prefeito sabe da existência dessa escola de música, já bem antiga?  

PRESENÇA CURTA 

Durante uma semana a filha Nadhia, que mora em São Paulo, fica junto dos pais, aproveitando um restinho de férias e a semana santa. Estamos (o pai e a mãe) pensando na saudade, solitários o tempo todo. Nesta foto Nadhia Pinheiro dando entrevista à Globo News (em rede nacional), semana passada, sobre a implantação do sistema biométrico (TRE) para as próximas eleições em 84 cidades do município de São Paulo, trabalho que ela coordena com muita responsabilidade. Volta domingo, pois sua tarefa é pesada.

 PARABÉNS

IZABELLE  17 - A bela Isabelle Tourinho Hayden comemorou os 17 anos dia 17, sábado, com jantar na casa do bisavô Euro Tourinho com os abraços de sua turma de jovens, a maioria primos, além dos tios e pessoas amigas. Isabelle é filha Hyden Costa Hayden e Tânia Tourinho Hayden.  Na foto, com os pais e o irmão Yuri e com o bisavô Euro Tourinho. 

17 – CLEITON PENA

20 – Juíza de Direito ANA VALERIA QUEIROZ SANTIAGO ZIPPARRO somou mais um ano dia 20 e recebeu os parabéns da família e de pessoas amigas.  Dra. Ana Valéria é juíza da Infância e da Juventude na Comarca e Ji-Paraná. 

20 – HELENA CRUZ - portuguesa com bom tempo de Brasil, super secretaria da diretoria do Jornal Alto Madeira. A última a apagar a luz do nosso centenário AM. 

25 – Advogado, Desembargador (aposentado) DIMAS RIBEIRO DA FONSECA, piauiense de Guadalupe, ex-presidente do Tribunal de Justiça, foi professor a Universidade Federal de Rondônia. Escritor, membro da Academia de Letras de Rondônia. 

28 – JOSÉ DE RIBAMAR ARAUJO - Bom paraibano, nascido em Catolé do Rocha, 37 anos de Rondônia. Iniciou na política como vereador, deputado estadual no terceiro mandato, sem faltar nunca. Um político exemplar.


 Coment谩rios
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui