
A vitória do São Paulo sobre o Flamengo por 2 a 1 nesta quarta-feira (28), em jogo válido pela 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, contou com uma polêmica de arbitragem.
Os jogadores do Rubro-Negro carioca reclamaram de um possível pênalti em Giorgian de Arrascaeta, já no final da partida disputada no Morumbis, em São Paulo.
No lance, o uruguaio aproveita um rebote do goleiro Rafael e finaliza. Contudo, ele perde o gol e cai, reclamando de um toque de Alan Franco, jogador do Tricolor. No campo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou o jogo seguir, sem a marcação da penalidade.
No VAR, o assistente Rodrigo D’Alonso Ferreira ratificou a decisão do dono do apito no gramado. Após a análise, eles concluíram que o toque do argentino não impediu a finalização de Arrascaeta.
Veja a transcrição da análise do VAR
Enquanto os jogadores do Flamengo interpelavam Wilton, o VAR analisava frame a frame a jogada.
“Eles falam que ele foi calçado antes. Pra mim, primeiro ele chuta, depois tem o contato, ação de jogo”, argumentou o dono do apito de acordo com a sua visão do jogo.
“Ele tinha a prioridade do chute”, iniciou Rodrigo D’Alonso Ferreira.
“O jogador do São Paulo vem, não muda a sua corrida”, continuou o assistente de vídeo.
“Essa carga, esse contato, não foi suficiente para mim”, seguiu Wilton.
“Na hora que o Arrascaeta vai chutar, ele coloca a perna para trás, o jogador do São Paulo não muda a passada em nenhum momento, e ele finaliza”, afirma o VAR.
“Pode seguir, segue a decisão de campo, ele não muda a passada. O Arrascaeta quando vai fazer o chute, põe a perna para trás e bate a perna no São Paulo e mesmo assim conclui a jogada”, concluiu Rodrigo D’Alonso Ferreira.
“O jogador não impacta no chute de Arrascaeta”, comunicou Wilton aos jogadores no campo.
São Paulo 2 x 1 Flamengo
Em casa, o São Paulo mostrou força e virou sobre o Flamengo na estreia do Brasileirão. Plata abriu o placar para o Rubro-Negro, mas Luciano e Danielzinho foram às redes e definiram o 2 a 1 para o Tricolor.
Agora, as equipes direcionam as atenções para os campeonatos estaduais. Pelo Campeonato Paulista, o São Paulo volta a campo para enfrentar o Santos, no próximo sábado (31), às 20h30 (de Brasília). Enquanto o Flamengo disputou a final da Supercopa Rei do Brasil, contra o Corinthians, no domingo (1º), às 16h (de Brasília).