A praticante de Zumba, Regina Ferreira, professora de História, que participa da sessão das 8 da noite (20hs), elogia o trabalho das professoras Luana e a Jessica. “Nós temos em base de 200 pessoas praticando zumba, e cada vez esse grupo aumenta. Todo mundo que vem visitar, gosta demais, começa a vim sempre” informa.
Outra praticante de Zumba, Rosangela Ferreira, conhecida como Rose, elogia a atividade e ainda complementa informando que “até homem pode exercitar e alguns homens já estão praticando dança-exercício. Aqui, além da zumba, temos cursos.
Entre os demais cursos ofertados para os moradores dos bairros da Leste estão o de forró; carimbó; ballet; capoeira; Karatê; futsal; voleibol; teatro; informática; ginástica; jiu-jitsu e outros.
A Praça CEU da Zona Leste de Porto Velho, tem quatro professoras de ZUMBA. E tem nove polos na Capital. Alguns deles são o Orgulho do Madeira; Porto Belo; Cidade de Todos; Porto Madeiro; Morar Melhor; Escola Tucuman e na Praça do Bairro Mariana.
O CEU, UM CENTRO DE INCLUSÃO
A administração do CEU informa que a unidade do governo municipal, atende entre 800 a mil pessoas por dia, que procuram outros serviços como a emissão de RG, Carteira de trabalho, cadastro do CRAS, empregos ofertados pelo SINE municipal e outros atendimentos.
Como a demanda não para de crescer, a administração disse que já existe um projeto para fazer outras salas. Entre elas, uma sala maior para Jiu-jitsu, com capacidade para acolher mais alunos, e ainda, outro ambiente para curso de cabeleireiro.
O CEU é um espaço de inclusão social. Atrai pessoas, principalmente jovens que, por não ter o que fazer, estavam expostos aos descaminhos. Nesse sentido, recebeu recursos de uma emenda parlamentar para fazer uma academia ao ar livre, que já está sendo instalada e até o próximo fim de semana já estará funcionando.
A academia ficará numa área protegida, fechada, para que os vândalos não o danifique. É mais unidade do empreendimento CEU.
É nesse ambiente que, de quando em vez, cerca de 600 alunos de Zumba vindos de todos os bairros, se reúnem para um grande ‘aulão’. Estes polos já somam uma participação de 2.200 alunos praticantes cadastrados. A grande maioria é de mulheres. Mas os homens já estão perdendo a timidez e participando. Mais do que uma aula, o encontro é uma grande festa de alegria e entusiasmo.
5 coisas que você precisa saber sobre a Zumba
O criador da modalidade, Beto Perez, conversou com exclusividade com BOA FORMA em sua passagem pelo Brasil em maio de 2017 e conta mais detalhes sobre a dança fitness.
Está difícil acordar cedo para ir à academia? Pense em incluir alternativas fitness mais divertidas – a Zumba, por exemplo – na sua rotina. A modalidade de dança gasta cerca de 250 calorias em apenas 30 minutos e ajuda a tonificar pernas e abdômen. BOA FORMA conversou com o colombiano criador da Zumba, Beto Perez, que esteve no Brasil para a Fitness Brasil, feira do setor que aconteceu em Santos (SP), entre dos dias 29 de abril e 1º de maio. Descubra, abaixo, cinco informações que você não sabia sobre a aula que é sucesso por aqui.
1. Ela surgiu sem querer
“Em 1986, já era professor de ginástica e, um dia, só tinha uma fita-cassete com músicas gravadas da rádio para dar a aula – nada de acessórios! Como também tenho a formação de bailarino, improvisei por uma hora com coreografias de dança. Deu certo! As pessoas adoraram e eu decidi combinar as duas técnicas (de fitness e dança) para criar uma nova modalidade. ”
2. Complementa o treino de corrida
“A Zumba aciona músculos que não são trabalhados em outros esportes. A corrida, por exemplo, tem sempre o mesmo movimento para a frente. Já as coreografias acabam exigindo outras áreas, como os oblíquos e os músculos laterais. ”
3. Suas coreografias são iguais nos 185 países
“Usamos músicas internacionais, da latina ao pop americano. Por ser bem globalizada, as coreografias são iguais nos 185 países em que a Zumba está presente. Japoneses, turcos e brasileiros dançam de forma bem parecida, com pequenas mudanças de acordo com o estilo de cada nacionalidade. ”
4. É para todo mundo
“Cada pessoa pode adaptar as coreografias ao seu próprio ritmo e capacidades. Se quiser gastar calorias extras, basta colocar mais intensidade nos movimentos e mexer os braços e as pernas com mais força e entusiasmo. ”
5. Tem uma versão alternativa – e mais power!
“Criamos a Strong by Zumba para as pessoas que querem um treino mais forte e difícil, com agachamentos, chutes e abdominais. Apesar de os movimentos serem coordenados com as batidas das músicas, ela não chega a ser uma dança. As sequências queimam mais calorias e tonificam o corpo de um jeito rápido. ”
Fonte: Noticiastudoaqui.com