Dia do Atleta é celebrado com histórias de inspiração



Ginasta July Maciel mostra como esporte, disciplina e incentivo público fazem a diferença

July iniciou sua jornada na ginástica ritmica em 2018, aos 10 anos, após se encantar com a modalidade ao assistir a um vídeo na internet

July iniciou sua jornada na ginástica ritmica em 2018, aos 10 anos, após se encantar com a modalidade ao assistir a um vídeo na internetAtleta do programa Construindo Campeões da Prefeitura de Porto Velho, executado pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semtel), a trajetória da ginasta July Maciel é um exemplo de perseverança, talento, dedicação e do quanto as políticas públicas de incentivo ao esporte geram impacto positivo na vida de muitas pessoas e ajudam a transformar histórias.

Continua após a publicidade.

Em nome dela, a Prefeitura celebra o Dia do Atleta, comemorado em 10 de fevereiro e enaltece todos aqueles que, com dedicação e esforço, transformam sonhos em conquistas. “Em nome do prefeito Léo Moraes, reafirmamos o nosso compromisso de apoiar e incentivar o esporte em todas as modalidades, como já estamos fazendo por meio do Projeto Construindo Campeões”, afirmou o titular da Semtel, Paulo Moraes Júnior.

July iniciou sua jornada na ginástica ritmica em 2018, aos 10 anos, após se encantar com a modalidade ao assistir a um vídeo na internet. Entretanto, foi participando de um projeto na Praça CEU, na zona Leste da cidade que deu seus primeiros passos na modalidade.

As coisas se complicaram com a pandemia em 2020, mas July se manteve focada no seu propósito e participava de treinos virtuis, mesmo diante das limitações impostas pelo coronavírus. Com a retomada dos treinos presenciais, a atleta decidiu ingressar na ginástica aeróbica, em busca de novos desafios.

Continua após a publicidade.

 Francimeire Lavareda se orgulha do talento da aluna e também pelo fato da atleta está trilhando o mesmo caminho

Francimeire Lavareda se orgulha do talento da aluna e também pelo fato da atleta está trilhando o mesmo caminho“Treinei ginástica aeróbica até 2021, mas em 2022, perdi o interesse. Não queria mais treinar e não tinha alguém que me motivasse. Não me sentia disposta a treinar de maneira alguma. A professora tentou me convencer, inclusive com a possibilidade de viajar, mas eu não desejava competir”, recorda.

Em 2023, July ganhou motivação e retornou aos treinos, após conversar com a professora Francimeire Lavareda, também dedidiu competir. No mesmo ano, ela conquistou o primeiro lugar no campeonato nacional, em Florianópolis (SC).

Continua após a publicidade.

No ano seguinte também subiu ao lugar mais alto do pódio no campeonato nacional em Aracaju (SE). No mesmo ano, em Brasília (DF), também no campeonato nacional de ginástica aeróbica, conquistou o segundo lugar. Além desses resultados, obteve o primeiro lugar no torneio estadual de ginástica rítmica em Rondônia.

MAIOR DESAFIO

Na busca pela carreira profissional, July reconhece que seu maior desafio é manter a constância. Como todo atleta, enfrenta dias de cansaço e hesitação, mas entende que a disciplina é indispensável para alcançar bons resultados. Sempre contou com o apoio incondicional da família, especialmente da mãe, que a acompanha em treinos e apresentações.

Na busca pela carreira profissional, July reconhece que seu maior desafio é manter a constância.

Na busca pela carreira profissional, July reconhece que seu maior desafio é manter a constância.Agora, como acadêmica de Educação Física e estagiária da Semtel, as responsabilidades de July aumentaram. Ela atua na Vila Olímpica Chiquilito Erse, contribuindo diretamente para o projeto que a acolheu e possibilitou seus melhores resultados.

Por conta disso, acredita que sua maior dificuldade neste ano será conciliar o trabalho, os estudos e a rotina de treinos, mas mantém o foco e a determinação para superar os desafios.

“Terei uma turma pela tarde e um outro trabalho no período vespertino, o que me levará a treinar pela manhã, trabalhar à tarde e frequentar a faculdade todas as noites. Essa rotina poderá ser um pouco exaustiva, mas buscarei manter o ritmo para obter melhores resultados este ano”, afirmou.

A atleta avalia sua evolução de forma positiva, destacando a importância do suporte oferecido pelo projeto, que conta com acompanhamento de nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, entre outros profissionais. A equipe multidisciplinar tem sido fundamental para seu desenvolvimento físico e emocional, o que fortalece sua confiança e melhor desempenho nas competições.

“O apoio deles é extremamente importante, pois sabemos que podemos contar com eles para o que precisarmos. É fundamental ter esse suporte, algo que nem sempre era disponível anteriormente. Hoje, felizmente, temos esse apoio para todas as modalidades”.

Na condição de estagiária na Semtel, July tem a oportunidade de contribuir e acompanhar de perto o impacto social do projeto Construindo Campeões, que oferece acesso gratuito a diversas modalidades esportivas para crianças e adolescentes.

Com polos distribuídos em diferentes regiões da cidade e estrutura adequada disponibilizada pela Prefeitura de Porto Velho, a iniciativa garante oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade social, projetando-os para novos sonhos e realizações.

July é responsável por uma turma com 33 meninas, com treinos às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h. Para ela, essa é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de sua formação e inspirar novas gerações.

July atua na Vila Olímpica Chiquilito Erse, contribuindo diretamente para o projeto que a acolheu e possibilitou seus melhores resultados

July atua na Vila Olímpica Chiquilito Erse, contribuindo diretamente para o projeto que a acolheu e possibilitou seus melhores resultados

As crianças têm acesso aos equipamentos que são disponibilizados pela professora durante os treinos. Acredito que o projeto proporciona aos participantes acesso a algo que antes seria impossível, e já disponibiliza todos os recursos necessários para o bom desenvolvimento de novos talentos”, completou.

PRÓXIMOS OBJETIVOS

Além dos títulos nacionais, July acumula conquistas estaduais representando Rondônia em competições com atletas de todo o país. Entre seus próximos objetivos está a disputa do Campeonato Brasileiro, especialmente na ginástica rítmica, considerada um dos maiores desafios da modalidade.

MOTIVO DE ORGULHO

Professora e treinadora de July e de várias outras meninas, Francimeire Lavareda se orgulha do talento da aluna e também pelo fato da atleta está trilhando o mesmo caminho, treinando outras meninas.

Disse que quando a aluna concluiu o ensino médio, sugeriu que cursasse Educação Física, devido a grande necessidade de profissionais na área. Hoje, July é acadêmica e estagiária, e neste ano inicia sua atuação como professora de ginástica rítmica, tendo sua própria turma.

"Ela está trilhando seu caminho como profissional, acadêmica e atleta. É motivo de grande orgulho para mim e para todos que a incentivaram e apoiam."

Francimeire acrescentou que July serve de inspiração para novos atletas e se destaca como professora e profissional. Após uma breve pausa, retornou ao esporte motivada pelo desejo de evoluir, tornando-se referência na ginástica rondoniense e representante das atletas na federação estadual.

“Sua trajetória demonstra crescimento constante, contribuindo para o esporte em Rondônia e inspirando outras atletas”.

Texto: Augusto Soares
Foto: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)



Noticias da Semana

Veja +