Município segue com a limpeza dos canais para garantir escoamento das águas pluviais em Porto Velho



Ação acontece em diversos pontos da cidade

 

Para evitar alagamentos na cidade, devido ao período de intensas chuvas no “inverno amazônico”, a Prefeitura segue intensificando os serviços de limpeza de canais em diversos pontos de Porto Velho. Essa semana, os serviços têm ocorrido nos canais do bairro Cohab, na zona Sul, e o do bairro Aponiã, na zona Leste.

O trabalho é realizado em diversos bairros pela Secretaria Municipal de Obras (Semob). O serviço consiste na retirada de sedimentos, mato, lixo, pneus velhos e até mesmo carcaças de móveis, entre outros, que impedem o escoamento das águas pluviais e podem causar alagamentos.

Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

Josué Martins, encarregado pela limpeza dos canais 

Além da limpeza dos canais, as equipes da Semob e Semusb também fazem a retirada do lixo que fica acumulado nas “bocas de lobo”, que são aberturas nas laterais das vias por onde as águas escoam e seguem para a rede de drenagem.

Apesar do trabalho constantemente, toneladas de lixo são retiradas dos canais sempre que uma limpeza é realizada. Isso porque o lixo jogado na rua, principalmente materiais plásticos, é arrastado pelas águas e acaba entupindo o sistema de drenagem, fato que resulta em muitos transtornos para a população.

APELO AOS MORADORES

Conforme explica o encarregado pela limpeza dos canais, Josué Martins, os moradores são peças chaves para a manutenção do serviço. “Pedimos que a comunidade colabore e não jogue lixo nas ruas. Também solicitamos que não joguem pneus velhos, carcaças de móveis e até peças de carros nos canais, pois os maiores prejudicados são os próprios moradores, que poderão ter ruas e casas inundadas, o que também pode representar sérios riscos à saúde”, explica.

LIMPEZA DE VALAS

Outra ação importante executada pela Semob é a limpeza de valas construídas paralelas a muitas ruas de Porto Velho para que as águas pluviais possam escoar com maior rapidez em direção aos córregos ou sistema de drenagem.

O trabalho nesse sentido foi realizado na rua Ana Nery, bairro Igarapé, zona Leste, onde muitas valas são entupidas por entulhos, restos de materiais de construção, mato e lixo.

Texto: Augusto Soares
Fotos: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



Noticias da Semana

Veja +