Cacoal é, também, referência para o turismo em Rondônia



 

A bela Cacoal, que recebeu o nome devido a alta produção de Cacau nativo durante sua colonização, mas foi agraciada como Capital do Café pelo seringueiro Anísio Serrão de Carvalho após a boa aceitação do grão em seu solo fértil tornando-o premiado em nível nacional, também é referência no turismo em Rondônia.

Turistas, visitantes e os próprios moradores estão desbravando cada vez mais os cartões postais do município, localizado na região Centro-Leste do estado e há 480 quilômetros da capital Porto Velho. As imagens encantadoras vêm tomando as telas nas redes sociais, e são um convite à quem ainda não conhece as belezas desta cidade acolhedora.

Continua após a publicidade.

Cristo Redentor 

Entre os principais pontos turísticos de Cacoal, está o Cristo Redentor, que fica na Linha 10, área rural do município. Construído pela Comunidade Santa Terezinha, a estátua de quase 20 metros foi inaugurada em fevereiro de 2017 e desenvolvida por um escultor de Ji-Paraná, município vizinho. Desde então, tem Festa Tradicional para comemorar a instalação da imagem no local anualmente no início do mês de maio, e direito a página oficial nas redes sociais. 

Continua após a publicidade.

Para chegar até lá, não é fácil. É preciso enfrentar a subida inclinada, curvas e muitas pedras na trilha de 700 metros. Mas ao alcançar o Redentor, é impossível não agradecer por cada passo dado, pois de cara você vai perceber que vale à pena enfrentar o desafio ao se deparar com a vista privilegiada da linda paisagem que o topo do Cristo proporciona.

Pedrona e Café 

 

Também na Linha 10, outro ponto turístico incrível do município: a conhecida Pedrona. O local parece mágico, atrai casais apaixonados, famílias que procuram um momento de sossego e aqueles que têm adrenalina no sangue. Para os aventureiros de duas rodas, uma boa notícia, a trilha também pode ser feita de moto. Como recompensa para aos desbravadores, o cenário que se revela no percurso, e a bela vista lá do alto da pedra gigante após cerca de 20 minutos de caminhada prova que valeu a pena o esforço. 

Continua após a publicidade.

Ainda na Linha 10, te convido a saborear no melhor café do Brasil no Sítio Rio Limão, de propriedade da Família Don Bento, campeões em sustentabilidade e qualidade em Concursos de Café do Estado (Concafé) e do país.

Lagoa Azul, Selva Park e Cachoeiras 

Outro lugar maravilhoso para revigorar as energias, é a Lagoa Azul. As águas transparentes paradisíacas são o grande diferencial do lugar de vegetação abundante e quedas d´água relaxantes. A Lagoa fica em Primavera de Rondônia, há pouco mais de 1 hora de carro do centro de Cacoal. 

Entre os atrativos voltados para o lazer, o município também é destaque em Rondônia e em toda a Região Norte com o Hotel Fazenda e Parque Aquático Cacoal Selva Park, conhecido como: "Sítio do Nério" de propriedade do pioneiro Nério Lourenço Bianchini, localizado a 12 quilômetros do centro da cidade. Transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural em março de 2000. O local conta com estruturas ecológicas como cabanas equipadas para acomodação familiar, pedalinhos, parque aquático com piscina de ondas e outras atrações, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurante e lanchonetes.

Para quem aprecia passeios e gosta da natureza, as cachoeiras de Cacoal também são ótimas ideias. Entre elas, destaco a Protázio, que oferece área de camping e quiosques e ainda, a possibilidade de se banhar nas águas refrescantes do Igarapé. Outra boa pedida para quem ama relaxar em uma cachoeira, é a da Linha 11. Por lá, você participa de eventos culturais, e pode fazer aquele churrasco a céu aberto com a família e amigos. Ah, não esqueçam o repelente. Outras cachoeiras e balneários completam as opções de lazer no município.

Parque Sabiá 

Mas se você não quer sair de dentro da cidade, e prefere apenas um passeio ao ar livre em contato com a natureza, o Parque Sabiá é uma excelente pedida. Conhecido como Lago do BNH, é formado por nascentes de água que vem de toda a região mais próxima. O complexo tem estrutura para receber visitantes, prática de esportes e caminhadas, e diversão para as crianças. Um passeio no Parque vai fazer com que seu dia valha a pena. 

Mini Museu, gastronomia e Shopping

 

Aos amantes de boas histórias, indico o Mini Museu, localizado às margens da RO 471, entre os municípios de Cacoal e Ministro Andreazza. Criado pelo casal Cleide Caetano e Dorvindo Salles, o espaço possui acervo com aproximadamente mil itens formado por objetos de família e por doações. Entre eles, armas e moedas antigas do Brasil e outros países, rádios, máquinas fotográficas, telefones, ferramentas diversas, máquinas de escrever, ferros de passar roupas, televisões, máquinas de costura, e chapéus.

Outra relíquia que está muito bem guardada no local, é um minidisco de vinil com o Hino de Cacoal, escrito em 1984 pela bióloga Creuci Maria Caetano, irmã de Cleide Caetano. Vale a pena conferir.

Para concluir, saiba que a gastronomia de Cacoal pode ser considerada muito desenvolvida com ótimos restaurantes e variações do tipo: massa, carnes, peixes, lanches, incluindo comida oriental, além de um moderno Shopping (foto abaixo) com toda estrutura que não perde para a Capital.

Então, o que está esperando? Visite Cacoal, e se encante com as belezas da Capital do Café, orgulho de sua gente! 

Fonte: noticiastudoaqui.com
Autor: Jaqueline Alencar - Jornalista



Noticias da Semana

Veja +