É importe que a população continue renovando seu ciclo vacinal contra o coronavírus
![]() |
A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau reforça medidas adotadas para combater a covid-19 para preservar pacientes internados em hospitais, mediante a redução de pessoas circulando nas unidades de saúde, além do incentivo à vacinação das doses complementares (reforço), que protegem contra a doença.
“Conversamos com gestores municipais sobre estratégias para combater o aumento de registro no número de casos confirmados e óbitos. Além das medidas sanitárias que devemos continuar usando no dia a dia, vamos criar mecanismos para levar a vacinação até os munícipes que trabalham em tempo integral e realizar eventos de vacinação em horários alternativos e nos finais de semana. Estamos pactuando estratégias para ampliar a imunização na nossa população”, enfatiza a secretária Semayra Gomes.
INTERVALO ENTRE AS DOSES
Segunda dose
- CoronaVac: um mês após a primeira dose;
- Pfizer: dois meses após a primeira dose;
- AstraZeneca: três meses após a primeira dose, e
- Jassen: não tem segunda dose.
Dose de reforço
- CoronaVac: quatro meses após a 2ª dose;
- Pfizer: quatro meses após a 2ª dose;
- AstraZeneca: quatro meses após a 2ª dose, e
- Janssen: dois meses após a dose única (apenas para pessoas com mais de 18 anos).
Quarta dose (2ª dose de reforço)
- Apenas para pessoas com mais 40 anos, pessoas atendidas em Instituições de Longa Permanência – ILPI e profissionais da saúde;
- CoronaVac: quatro meses após a 3ª dose;
- Pfizer: quatro meses após a 3ª dose;
- AstraZeneca: quatro meses após a 3ª dose; e
- Janssen: quatro meses após a 1ª dose de reforço (apenas para pessoas com mais de 18 anos).
IMUNOCOMPROMETIDOS
- CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca: dose adicional oito semanas após a 2ª dose e reforço após quatro meses da 3ª dose;
- Jassen: dose adicional (1ª dose de reforço) dois meses após a dose única e 2ª dose (reforço) quatro meses após a dose adicional.
A vacinação acontece todos os dias nos postos de saúde do Estado de Rondônia.
MEDIDAS DE SEGURANÇA
Para evitar que a pandemia volte com o pico de contaminação e óbitos, medidas de segurança e higiene precisam ser seguidas e aplicadas no dia a dia da população, entre elas:
- uso obrigatório de máscaras em casos de sintomas gripais;
- higienização das mãos com álcool 70%;
- distanciamento social;
- testagem e isolamento em casos de suspeita; e
- atualização do ciclo vacinação da covid-19.
A secretária da Sesau também salienta, que, Rondônia tem vantagem por ter imunizantes para todos. “Portanto, precisamos realizar um trabalho em conjunto entre Estado, Municípios e a população. Só assim conseguiremos quebrar o ciclo de transmissão do vírus”, finalizou.
* Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO.
Secom
