Rotary Club firma parceria para receber cabelos e produzir perucas para pacientes de câncer



Marly Bertoline,Professora e profissional há  12  anos  na Associação  Zequinha Araújo

 

Enfrentar o diagnóstico de câncer não é mesmo tarefa fácil, mas algumas preocupações da paciente podem ser amenizadas com ações simples. Entre tantas inquietações que passam pela cabeça a partir da confirmação do diagnóstico e definição do tratamento, uma delas é encarar a perda dos cabelos consequente da quimioterapia.

Ao enfrentar esse processo é natural que a mulher se sinta desanimada, mas o tratamento não precisa interferir na sua vontade de explorar o seu novo visual, no prazer de se arrumar e se sentir bonita. É possível tratar o câncer e continuar se preocupando com a aparência.

Continua após a publicidade.

Existem alternativas para lidar com a queda dos fios, afinal, perder o cabelo não significa perder a vaidade. É neste momento que lenços, chapéus e perucas entram em cena. Uma peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e consequentemente da força para lutar contra a doença.

Muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, porém não têm acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo. Ao mesmo tempo, existe cada vez mais gente interessada em doar as madeixas cortadas a fim de ajudar pacientes oncológicos, mas não sabem como fazer isso.

Continua após a publicidade.

Pensando nisso, o "Projeto Fios de Amor", do Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré, firmou importante parceria com o Instituto Bibo'S, na Capital. No último dia 24 deste mês de novembro, foram entregues duas doações de cabelos para confecção de perucas para serem entregues às mulheres que estão em tratamento com quimioterapia em Porto Velho.

Com o Projeto "Fios de Amor", recebemos doações de cabelos, repassamos ao órgão parceiro, que transforma em perucas e juntos, - Rotary e Instituto -, doamos para crianças e mulheres diagnosticadas com câncer ou doenças que causam a queda dos cabelos.

Todo o processo é gratuito: em nenhum momento os pacientes são onerados. Não exigimos comprovação de renda, nem nenhum tipo de pagamento pelas perucas e não fugimos do propósito.

Continua após a publicidade.

Acreditamos que a auto estima pode fazer toda a diferença durante o tratamento. Por isso buscamos aumentar cada vez mais as doações de perucas para pacientes e expandir o Banco de Perucas para os centros de tratamento oncológico de Rondônia.

Se você tem cabelos para doar, ou pretende fazer essa ação e não sabia como proceder, agende conosco, e o Instituto Bibo'S parceiro do Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré, vai até você fazer a coleta da doação.

Instituto de Beleza Bibo’s

O Instituto de Beleza Bibo's foi inaugurado em 22 de março de 2016, tem uma clientela variada entre homens, mulheres e crianças, e agradecemos nossa parceira Duda Souza, do Instituto Bibo'S, uma mineira que escreve há 34 anos sua história de sucesso em Rondônia com um currículo profissional que faz jus a sua clientela.

"Já realizei vários cursos e, para mim, é um investimento em viajar e participar de cursos em países como França, Estados Unidos e Canadá. E o meu objetivo, cada vez mais, é atender e fazer o melhor para os meus clientes", diz Duda Souza.

De acordo com a voluntária, Paloma Souza Campos, Assistente administrativo, o ato de doar é de suma importância, porque dá apoio aos pacientes, especialmente aos do sexo feminino. "É pela autoestima. Nas mulheres, a moldura do rosto é o cabelo, então quando você perde, é difícil. Primeiro você tem a notícia de que é portadora de câncer e depois você sabe que o cabelo vai cair, então elas ficam muito deprimidas com essa perda”, relata. Para ela, ao receber uma peruca, a pessoa com câncer recebe um grande apoio e sente-se mais capaz de continuar o tratamento.

Maria Regina Azevedo Presidente do Quadro  Associativo - DQA, relatou que essa parceria vai fazer com que mais perucas sejam confeccionadas e mais pacientes recebam a doação, o que eleva a autoestima delas. “Antes recebíamos o cabelo aqui no Rotary, mas precisaríamos de um lugar específico para guardar. Agora, com a nova parceria com o Instituto Bibo'S, os cabelos já serão usados na Confecção das Perucas. O bom é que agora as nossas pacientes vão ter um lugarzinho só delas para poder escolher as perucas que mais lhes agradam. Isso é gratificante.” disse a líder rotariana.

Luciani Alves de Mello, Presidente da Comissão da Fundação Rotária, também fez doação de cabelos, “Cuidamos do corpo, da mente e do espírito. Uma mulher com câncer não pensa em si, mas na família e na dificuldade que ela enfrenta. Por isso, ajudamos essas pacientes a se erguerem para focar no tratamento e ter maior chance de cura”, disse Izabel.

Associação Zequinha Araújo

Entre em contato com o Projeto "Fios de Amor" do Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré através do telefone 69 98482 3283 (Maria Regina) ou 69 99984 4569 (Izabel Cristina).

Por todas as razões acima relatadas, Izabel Cristina, Jornalista e presidente do Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré anuncia mais uma parceria. Desta vez, com Associação Zequinha Araújo com um trajetória na saúde pública e no setor social, há mais de 30 anos em Rondônia.

Afinal, enfrentar o diagnóstico de câncer não é mesmo tarefa fácil, mas algumas preocupações da paciente podem ser amenizadas com ações simples. Por isso, a parceria com a Associação Zequinha Araújo veio através de uma visita que  a Presidente  Izabel Cristina e os companheiros José Caetano Romano Morey, Maria Regina Azevedo dos Santos e Elizabeth Cordeiro, e convidou Zequinha Araújo, presidente da instituição para selar uma parceria com o Rotary, onde a instituição Associação Zequinha Araújo já realiza Curso de Cabelereiro e recebe diariamente pessoas para realizarem cortes gratuitamente.

Com esta iniciativa o Projeto Fios de Amor, coordenado pela Duda Souza, do Instituto Bibo'S se fortalecerá recebendo mais doações e assim, realizando a captação de cabelos pela associação para que em 2023 seja realizado a capacitação com a confecção de perucas em nossa capital, onde o Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré firmará parcerias com cabeleireiros e salões para serem capacitados e assim, entregar mais perucas às Mulheres que estão em tratamento de câncer.

Fonte: noticiastudoaqui.com

 



Noticias da Semana

Veja +