Rondônia registra mais de 2,7 mil casos de Covid e 6 mortes em uma semana



 

Rondônia registrou 2.750 novos casos de Covid-19 na última semana. Os dados correspondem ao período de 11 a 17 de dezembro, sendo que o Governo do Estado não divulgou boletim informativo na segunda-feira (12).

Durante o mesmo período, Rondônia registrou 6 novas mortes pela Covid-19, chegando a 7.380 desde o início da pandemia, em março de 2020.

Continua após a publicidade.

As informações foram compiladas pelo g1 com base em boletins divulgados pelo Governo do Estado por meio das Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Os boletins apontam que o sábado (17) foi o dia com o maior registro de casos, chegando a 690 (veja no gráfico abaixo).

Continua após a publicidade.

Com isso, Rondônia chega ao final desta semana com o total de 464.918 casos confirmados desde o começo da pandemia.

Vacinação

Ainda conforme dados divulgados nos boletins, até o último sábado (17), pelo menos 1.322.446 rondonienses, adultos e crianças, tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19, isso representa 78,67% da população geral.

Continua após a publicidade.

Com relação à segunda dose ou dose única da vacina, 1.160.334 de pessoas foram imunizadas, ou seja 69,03%.

Doses descartadas

Porém, segundo as autoridades em saúde, há baixa procura pelo imunizante entre o grupo de bebês de 6 meses a 3 anos de idade. Na última semana, ao menos quatro cidades de Rondônia foram obrigadas a descartar doses da vacina Pfizer Baby no lixo hospitalar.

Em Ji-Paraná, por exemplo, a Rede Amazônica apurou que foram descartadas 20 doses nas últimas duas semanas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há poucos pais ou responsáveis procurando os locais de vacinação para imunizar seus filhos.

Na segunda maior cidade do estado, desde que a campanha de vacinação começou, 31 bebês foram vacinados com a Pfizer Baby, sendo que no município há mais de 3 mil crianças de seis meses a menores de 3 anos. Ou seja, menos de 1% do público alvo foi imunizado.

Já em Vilhena, cidade do Cone Sul, o município recebeu 190 doses da Pfizer Baby e até esta semana, 15 bebês receberam o imunizante.

(G1)



Noticias da Semana

Veja +