Porto Velho é a cidade com o maior número de casos de afogamento e iminência de afogamento do estado. A maioria dos casos foram registrados em rios.
![]() |
Mais de 100 casos de afogamento ou iminência de afogamento foram registrados pelo Corpo de Bombeiros entre os anos de 2021 e 2022 em Rondônia, de acordo com dados divulgados pela instituição nesta segunda-feira (30).
A maior parte (32) foi em Porto Velho. Em segundo lugar no ranking ficam Ji-Paraná (19) e Ariquemes (9). (Confira a tabela abaixo).
No total, o ano de 2022 teve mais casos destes acidentes registrados que o ano anterior, passando de 52 para 57. No entanto, o número de registros de afogamentos caiu de 18 para 15.
Nas ocasiões em que as vítimas quase se afogaram e foram resgatadas pelos Bombeiros, a maior incidência dos acidentes nestes dois anos foi em rios, sendo 22 casos em 2021 e 20 casos em 2022.
Também há registros de iminência de afogamento em córregos (2), lagos (3), piscinas (11) e em outros ambientes (18).
Casos de afogamentos ou risco de afogamentos em RO
|
Cidade |
2021 |
2022 |
Total |
|
Ariquemes |
5 |
4 |
9 |
|
Buritis |
1 |
0 |
1 |
|
Cacoal |
1 |
1 |
2 |
|
Candeias do Jamari |
1 |
2 |
3 |
|
Espigão D'Oeste |
3 |
4 |
7 |
|
Governador Jorge Teixeira |
1 |
0 |
1 |
|
Guajará-Mirim |
3 |
1 |
4 |
|
Jaru |
1 |
2 |
3 |
|
Ji-Paraná |
9 |
10 |
19 |
|
Machadinho D'Oeste |
5 |
1 |
6 |
|
Mirante da Serra |
0 |
1 |
1 |
|
Ouro Preto do Oeste |
0 |
2 |
2 |
|
Pimenta Bueno |
2 |
2 |
4 |
|
Porto Velho |
14 |
18 |
32 |
|
Rolim de Moura |
1 |
2 |
3 |
|
São Francisco do Guaporé |
1 |
1 |
2 |
|
Santa Luzia D'Oeste |
1 |
0 |
1 |
|
Seringueiras |
1 |
0 |
1 |
|
Urupá |
0 |
1 |
1 |
|
Vale do Anari |
0 |
1 |
1 |
|
Vilhena |
2 |
4 |
6 |
|
Total |
52 |
57 |
109 |
Fonte: Corpo de Bombeiros
Os bombeiros orientam os moradores para que evitem procurar rios, lagos e piscinas onde não existam pessoas capacitadas para fazer o salvamento com segurança, além de não combinarem o consumo de bebidas alcoólicas com os banhos.
Dicas para evitar afogamentos:
-
Evite entrar na água quando ingerir bebidas alcoólicas e logo após as refeições;
-
Não tente lutar contra a correnteza. Flutue e erga a mão, pedindo ajuda;
-
Procure tomar banho em áreas supervisionadas por guarda-vidas;
-
Pergunte ao guarda-vidas qual o local mais seguro para o banho;
-
Respeite as sinalizações, os avisos de perigo e orientações dos guarda-vidas;
-
Evite tomar banho e nadar onde houver valas e buracos;
-
Use coletes salva-vidas em embarcações;
-
Evite confiar 100% em boias e outros objetos flutuantes, pois eles transmitem a sensação de uma falsa segurança e podem arrastar você para áreas mais profundas e perigosas;
-
Não simule afogamentos. Além de causar pânico nas pessoas, isso desvia a atenção dos guarda-vidas de um possível afogamento real.
(G1)
