Justiça Eleitoral determina recondução imediata do vereador Chico Pinheiro à Câmara de Ariquemes, RO



Decisão diz que parlamentar deve voltar ocupar cargo de vereador e a presidência da Casa de Leis do município.

 

A Justiça Eleitoral de Rondônia determinou que o vereador Chico Pinheiro (MDB) reassuma, de forma imediata, o mandato e a presidência da Câmara de Vereadores de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O mandado se segurança foi concedido pela juíza da 7ª Zona Eleitoral, Cláudia Mara Fernandes.

A batalha judicial de Chico na Justiça começou no final do fim do mês de fevereiro, quando o vereador teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral, após ser condenado por falsidade ideológica eleitoral nas eleições de 2014.

No mês de março, o parlamentar conseguiu a recondução por meio de uma decisão do Supremo Tribuna Federal (STF). No entanto, devido à tramitação das informações entre os tribunais, e a parte burocrática, Chico ainda não havia voltado a ocupar sua cadeira na Câmara de Ariquemes.

A defesa do vereador disse à Rede Amazônia que na próxima segunda-feira (15) a câmara será notificada da recente decisão e, com isso, Chico deve retornar de maneira efetiva na quarta-feira (17).

Quem é Chico Pinheiro?

José Francisco Pinheiro tem 58 anos, é natural do Mato Grosso do Sul, casado e empresário. Alega ter ensino superior completo e declarou a profissão de empresário ao TSE, com um patrimônio de quase R$ 2 milhões.

Desde 2010, Chico Pinheiro tenta um cargo político. Ele concorreu em 2010 e 2018 para o cargo de deputado estadual e em 2014 como deputado federal. Em todos os pleitos ficou como suplente. Em 2020, disputou o cargo de vereador em Ariquemes e foi eleito.

O crime de falsidade ideológica teria sido praticado na eleição de 2014, quando Chico concorria ao cargo de deputado estadual por Rondônia.

(G1)



Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

Noticias da Semana

Veja +