Pequenos pecuaristas estão desesperados em distrito de Rondônia



O distrito fica dentro de Parque Estadual.

 

Pequenos pecuaristas do distrito de Jacinopolis, região localizada no Parque Natural de Guajará-Mirim (RO), estão desesperados com o confisco de seus animais pelo Governo Federal.

Continua após a publicidade.

Um vídeo compartilhado no último dia 18 de agosto por uma produtora rural no exato momento em que seu gado estava sendo levado, chamou atenção da sociedade e virou destaque em noticiários do segmento em todo o país.

Criado em 1990, o Parque Natural de Guajará-Mirim e uma ambiental protegida pelo Governo Federal e atualmente é alvo de um processo de desocupação de comunidades que se instalaram nessa localidade.

De acordo com o advogado Vinicius Borba, mesmo que estas pessoas estejam vivendo e produzindo dentro de uma área de proteção ambiental elas não perdem os seus direitos em relação ao patrimônio apreendido.

Continua após a publicidade.

“Essas pessoas não deixam de ter os seus direitos, tem que analisar o caso concreto se essas pessoas já estavam nessa região anteriormente à criação do Parque, caso positivo, essas pessoas possuem o direito a justa indenização, realocação, conforme o caso de cada um”, afirmou Vinicius Borba.

De acordo com o artigo 42 em seu paragrafo segundo, a Lei que trata sobre o tema reza que essas pessoas devem mantidas no local e ter o seu direito de trabalho respeitado.

(jhnoticias)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +