Cinco cafeicultores de RO estão entre os finalistas do Coffee Of The Year



Concurso é considerado um dos mais importantes do país. Resultado será divulgado no dia 10 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

 

Cinco cafeicultores de Rondônia foram classificados para disputar o título de melhor café canéfora no "Coffee of the Year 2023", um dos mais importantes concursos de qualidade de café do Brasil. O resultado final será divulgado no dia 10 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC) que acontece em Belo Horizonte.

Continua após a publicidade.

Rondonienses finalistas:

  • Ademir Alves de Carvalho - Sítio Santo Antônio (Cacoal)

  • Edvaldo Manthay - Café Sauá Robustas Amazônicos (São Miguel do Guaporé)

  • Estanislau Antônio Ventorim - Sítio Padre Exequiel (Cacoal)

  • Everton da Silva Xavier - Chácara Xavier (Novo Horizonte do Oeste)

  • Lucilene de Jesus Maia Santos - Sítio N. S. Aparecida (Cacoal)

Em comparação com a edição de 2022, todos os finalistas da competição são novos na lista e é a primeira vez que apenas uma mulher de Rondônia aparece na lista final.

Continua após a publicidade.

Pódios anteriores

Em 2020, Ediana Capich, de Novo Horizonte do Oeste (RO) venceu em 1º lugar na categoria 'fermentação induzida para canéfora'.

Em 2021, Poliana Perrut de lima, cafeicultura e engenheira agrônoma também ficou com o primeiro lugar na mesma categoria.

Continua após a publicidade.

'Coffee of the Year'

A competição foi criada em 2012, com o objetivo de reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso, que acontece anualmente na Semana Internacional do Café, conta com duas fases:

  1. Na primeira, as amostras enviadas pelos produtores são torradas e provadas por profissionais licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI).

  2. Na segunda fase, as 180 melhores amostras - sendo 150 arábica e 30 canéforas - participam da Semana Internacional do Café e são provadas também por compradores.

(g1) 



Noticias da Semana

Veja +