|
|
|
Gente, tem coisas que carecem de melhor esclarecimento. O valor do IPTU e da Taxa de Lixo(resíduos sólidos) que podem ser pagos em única parcela com desconto de 10% até dia 29, por exemplo, chama a atenção pela disparidade entre o valor cobrado de IPTU, sempre o imposto mais importante e de maior valor sobre os imóveis urbanos, e o que se está cobrando para o recolhimento do lixo, sempre um valor substancialmente menor que o IPTU.
O que temos agora, nos boletos de 2024, é uma taxa de resíduos solido com quase o dobro do valor do imposto sobre o imóvel. Uma coisa absurda.
Veja por exemplo, um imóvel pequeno, de 70 m², num bairro popular, em rua sem calçada nem meio-fio, sem drenagem e até ainda sem asfalto, tendo que pagar em torno de R$ 170,00 de IPTU e, pasme, algo como R$ 220,00 de Taxa de Lixo.
Agora diga, é ou não é uma discrepância contra o pobre trabalhador, às vezes desempregado e dependente do Bolsa Família?
O pior é que estes valores são aprovados pelos vereadores, que no mandato, ganham tanto e tão bem, que não se preocupam mais nem com o preço da carne. Diferentemente do cidadão que tem de suar a camisa, todo dia, para pôr o pão na mesa. E ainda, pagar o IPTU, e a exorbitante Taxa de Lixo.
Este é um assunto que carece de rediscussão entre o prefeito que sair vitorioso nas eleições deste ano e a Câmara Muncipal, tendo o cidadão com beneficiário e não como um bicho para se tirar o couro.
Mas chama atenção, também, o silêncio que vem reinando sobre a conclusão e entrega, pela Prefeitura, do Complexo Histórico e Turístico Madeira/Mamoré, com tantas datas marcadas de entrega não cumpridas.
Na mesma linha, há de se perguntar sobre o andamento do processo de licitação da universalização dos serviços de saneamento básico e de água tratada da Capital, que o prefeito Hildon Chaves deu início ainda no primeiro mandato.
Estas coisas estão prosperando? Os pré-candidatos a prefeito e os vereadores que estão correndo atrás de mais uma reeleição, devem explicações à sociedade sobre estas demandas. Claro, o prefeito Hildon também deverá se pronunciar e esclarecer sobre em que estágio se encontram. Ou se vai deixar para a sua ou seu sucessor.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.
Fonte: noticiastudoaqui.com
