O Rio Madeira já não oferece risco mas Defesa Civil Municipal mantém ações de monitoramento



Comportamento do rio é normal para esta época do ano

 

Apesar do nível das águas do rio Madeira estarem recuando significativamente, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, continua com os trabalhos de monitoramento e acompanhando a situação das famílias que moram nas áreas de risco, tanto na capital quanto nas regiões ribeirinhas.

Continua após a publicidade.

Nesta quarta-feira (20), por exemplo, o nível do Madeira atingiu 12,76 metros, sendo que há duas semanas ele estava em 14.54 metros, ou seja, muito perto da cota de alerta, que é a partir de 15 metros. Com as águas recuando cada vez mais, o rio também sai da cota de atenção, para alívio dos moradores de algumas comunidades que já estavam sendo impactadas.

O gerente de Operações da Defesa Civil do município, Anderson Luiz, afirma que esse comportamento do rio Madeira nesta época do ano é normal, tanto que a situação nas comunidades levemente atingidas pela cheia já está normalizada.

 
Continua após a publicidade.

“Isso aconteceu porque os igarapés foram estrangulados pela subida do rio, fato que deixou alguns ramais (estradas rurais) sem acesso. Porém, com as águas baixando rapidamente, tudo voltou logo à normalidade”, explicou.

CAPACITAÇÃO

Anderson Luiz informa que a Defesa Civil Municipal segue atenta, inclusive participa constantemente de cursos, palestras e reuniões para manter-se atualizada quanto aos protocolos a serem adotados em qualquer situação que seja necessária, sempre objetivando salvar as pessoas.

Continua após a publicidade.

CONTATOS

Em casos de emergência, a população pode acionar o órgão pelos telefones 199 (Nacional), (69) 98473-2112 (contato local) ou ainda chamar uma equipe do Corpo de Bombeiros pelo 193.

Texto: Augusto Soares
Foto: Defesa Civil Municipal/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



Noticias da Semana

Veja +