Instrutores de trânsito reforçam conhecimentos durante Encontro Pedagógico, em Vilhena



O resultado é a formação de condutores mais preparados e um trânsito mais seguro

 

Com o objetivo de capacitar profissionais de trânsito, conforme estabelecido na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, nº 789 de 18 de junho de 2020,  o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou nos dias 9  e 10 de julho, em Vilhena, o III Encontro Pedagógico de Instrutores de Trânsito do estado para 82 profissionais que atuam na área.

Continua após a publicidade.

Organizado pela Diretoria Técnica de Habilitação (DTH), os conteúdos ministrados no III Encontro Pedagógico de Instrutores, com metodologia ativa, por meio de discussões dialógicas, treinamento e palestras, abordaram temas como: Organização do trabalho pedagógico; Aspectos psicológicos: ansiedade e medo; Relações Interpessoais; e Prática de Direção Veicular.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que, “o evento oferece capacitação profissional aos instrutores, que recebem novos conhecimentos para que possam aprimorar a formação dos alunos. O resultado é a formação de condutores mais preparados e um trânsito mais seguro.”

A responsável pela Diretoria Técnica de Habilitação, Aline Lima, avalia que a missão da instituição é contribuir para a formação contínua dos profissionais que atuam nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). “Isso envolve proporcionar novos conhecimentos e técnicas que aumentem a confiança, habilidades de comunicação e liderança, ofertando aos futuros condutores uma formação de qualidade, tornando-os conscientes da importância de respeitar a vida no trânsito”, disse.

Continua após a publicidade.

AVALIAÇÃO DE PARTICIPANTES

Detran-RO capacita instrutores de CFCs em Vilhena

 

Com 14 anos de profissão, João Carlos Pereira Martins é instrutor em Ouro Preto do Oeste e disse que o evento proporcionou a troca de experiências valiosas que enriquecem sua prática junto aos alunos. “Além das experiências, é de fundamental relevância conhecer os aspectos psicológicos que influenciam no comportamento do candidato no momento da avaliação. Isso requer dos instrutores uma sensibilidade maior, dando segurança aos nossos alunos.”

Continua após a publicidade.

Na opinião de João Carlos, o perigo no trânsito é devido à falta de paciência e pressa de muitos condutores de veículos. “Devemos preparar nossos alunos para ter sensibilidade no trânsito, e que conduzam com atenção e paciência que a ação requer, já que envolvem muitas vidas”.

Acompanhada de toda equipe pedagógica de um  Centro de Formação de Condutor (CFC), em Vilhena, a instrutora e diretora de ensino Sheila Pimentel Sena Abdallah destacou que a capacitação auxiliou a todos quanto à observação e atendimento dos alunos, conhecendo melhor suas forças e fraquezas para assim formar condutores seguros e respeitosos à legislação. Ela elogiou a Autarquia e seus professores, que conduziram as palestras de forma participativa, entregando dinamismo nas metodologias de ensino.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o comandante Regional de Policiamento III, coronel PM Carvalho, o secretário Executivo Regional do Gabinete do Governador, Wesley Germiniano, e o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Thiago Soares.

O diretor geral do Detran-RO, Sandro Rocha destaca que, o Departamento seguirá promovendo eventos como este para garantir a capacitação constante dos instrutores de trânsito e a segurança no trânsito em todo estado. Com a participação de quase 400 profissionais, o Encontro Pedagógico de Instrutores de Trânsito já aconteceu nas regionais de Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes, e Guajará-Mirim. Para Porto Velho, a capacitação vai acontecer nos dias 18,19,25 e 26 de julho.

Secom



Noticias da Semana

Veja +