Latam, Gol, Azul não estão nem aí para Rondônia. Cancelam linhas, reduzem ofertas de opções, atrasam, fazem o que bem querem. Não escondem a atitude de desprezo e de desrespeito com um dos mais novos e mais ricos estados da federação.
Mas só têm um milhão e oitocentos mil habitantes, além de ficar no extremo norte do país, bem na fronteira com a Bolívia, um país pobre. Talvez seja essa a discrinação.
Mas não falta gente para viajar para todos os lugares do mundo. Tanto que o terminal aéreo chama-se Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, embora nunca tenha tido uma única linha internacional. Nem para La Paz, capital da Bolívia, aqui do lado, mais perto que Cuiabá.
Apesar disso, repito, não falta gente procurando voar. Mesmo pagando valores exorbitantes, impostos pela empresas aéreas, como uma espécie de castigo, sob as mais esfarrapadas desculpas. Até sob a alegação de que o rondoniense reclama demais na Justiça. Pronto: virou pecado mortal reclamar do que não presta.
Além de ter gente demais e aeronaves de menos, empresas de menos, para por veículos e atender a demanda reprimida, cobram benesses fiscais, doação de combustíveis e sabe-se lá o que mais, para poder atender à gente do estado.
É um escárnio!
Por isso, estamos nos transformando num dos estados com maior índice de aeronaves privadas. Os empresários e até os políticos são obrigados a fazer esses investimento para, simplesmente, poderem se locomover.
Os demais, têm pegar seu carro ou o ‘busão’ e viajar 1.500 kms para Cuiabá. Ou enfrentar os atoleiros do ‘meião’ da BR-319 para chegar em manaus. E daí, partirem para onde quiserem.
Os restantes, ficam submetidos às humilhações das empresas que ainda pousam em Porto Velho, no tempo deles, sem nenhum respeito aos passageiros, e sem ninguém para cobrar a função social das empresas e o respeito as regras do consumidor.
Então, há de se perguntar: onde estão os ministérios públicos, estadual e federal, defensores da sociedade?
Onde estão os poderes políticos, executivo e parlamentar, todos defensores do povo posto que seus representantes são, e deixam esse descalabro vergonhoso provocar indignação e revolta nos seus eleitores?
Governador, prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais e senadores, vocês não são o Poder Político de Rondônia? Por que deixais isso acontecer e se perpetuar diante de vossas caras?
Pergunta-se ainda: para que tantos investimentos e gastanças ampliando pistas e melhorando terminas nos aeroportos regionais, se não se tem logística aérea nem para atender o consumo interno? E o que se dizer a quem precsia exportar ou importar; a quem quer conhecer as potencialidades para investir em Rondônia? E como se falar em turismo com esse quadro tão adverso?
A Rondônia Rural Show está chegando e esperando gente de todo o Brasil e do exterior. Teremos ofertas de voos? Ou chegarão de ‘voadeiras’ pelo Rio Machado??????
Políticos, deixai as ideologias de lado; uni-vos por uma causa que é de toda Rondônia: logística aérea nacional e internacional. Já!!!
É só questão de vontade, decisão e determinação política. Vocêm têm? É essa a bandeira. É de todos, sem importar pra quem Diabo você vendeu a alma.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje, em pequenos vídeos, sobre os fatos acima. Digite, no seu celular, noticiastudoaqui.com para ver tudo e muito mais.