Árvores plantadas próximo à rede elétrica podem causar curtos-circuitos, interrupção no fornecimento de energia e até ocasionar acidentes, já que o contato com a instalação elétrica pode energizar a árvore. Por isso, a Energisa orienta que os cuidados comecem no plantio, respeitando a distância de segurança entre a planta e os cabos elétricos, a fim de evitar riscos à população.
É importante destacar que a prefeitura é responsável pela manutenção em locais públicos, como vias, canteiros e parques. A Energisa só realiza a poda emergencial das árvores que ameaçam os fios em locais públicos quando estes colocam em risco a população e há risco de interrupção de energia. Em áreas privadas, cabe ao responsável do imóvel ou do condomínio contratar um profissional para a poda.
Por mês, a Energisa realiza cerca de 7 mil podas em todo o estado de Rondônia. O supervisor de meio ambiente da Energisa, José Carratte, explica o serviço prestado. “Caso os galhos estejam em contato com os cabos da rede, é necessário acionar a Energisa para que se faça a poda emergencial e, assim, garantir a continuidade do fornecimento de energia e não colocar em risco a população. É importante lembrar que o procedimento de corte é técnico, ou seja, apenas para livrar a copa da árvore da rede”.
Cuidados para evitar acidentes:
- Plantar as árvores longe da rede elétrica
- Evitar espécies que ultrapassem 7 metros de altura debaixo dos fios elétricos
- Plantar ao lado dos cabos, nunca embaixo
- Em áreas rurais, respeitar a distância de segurança de 10 metros entre a planta e a rede
- Fazer podas preventivas regularmente
- Não usar barras metálicas ou ferramentas ao tentar cortar a árvore e até colher frutos, pois mesmo que o objeto não entre em contato com a rede elétrica, a aproximação pode causar choque
- Nunca podar árvores próximas ou em contato com os cabos elétricos, nesse caso, acionar a Energisa
Canais de contato da Energisa:
- Whatsapp (Gisa): (69) 99358-9673
- Call Center: 0800-6470120 ou através do link: https://www.energisa.com.br/paginas/canais-de-atendimento/telefones.aspx
Energisa