Lula encaminha candidatura de Haddad ao Governo de SP



Presidente buscava convencer Haddad a liderar chapa em São Paulo, cujo palanque é tido como essencial para a campanha presidencial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a ministros e aliados que encaminhou o acerto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para que ele seja o candidato ao Governo de São Paulo.

Continua após a publicidade.

Aliados do ministro apostavam que a longa viagem à Índia e à Coreia do Sul, em que Haddad esteve com Lula nos últimos dias, serviria para o chefe do Palácio do Planalto diminuir a resistência do ex-prefeito da capital paulista em ser o candidato.

Lula considera Haddad o principal nome para liderar seu palanque no maior colégio eleitoral no país, mas o ministro vinha se mostrando reticente em disputar novamente o Palácio dos Bandeirantes.

Ele foi derrotado no segundo turno em 2022 pelo atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como o favorito para vencer novamente o pleito, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto.

Continua após a publicidade.

Senado

Além de Haddad na cabeça de chapa, o PT articula um acordo para lançar as ministras Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede) como candidatas ao Senado. Ambas podem mudar de partido para a eleição. O PSB aparece como um dos possíveis destinos.

Tebet, que é de Mato Grosso do Sul, seria obrigada a mudar o domicílio eleitoral, em caso de interesse por uma disputa no estado paulista, em função da legislação vigente.

Continua após a publicidade.

A ministra já afirmou que deve deixar o cargo pelo menos até o dia 30 de março deste ano, mas que terá pelo menos mais uma conversa com Lula para tratar das eleições de 2026.

(Metropoles)



Noticias da Semana

Veja +