ÍNDIOS ATACAM A DEMOCRACIA - Indígenas avançam sobre o Congresso e Polícia Legislativa reage com bombas de gás. Vídeo

Publicidade

Polícia legislativa reagiu quando indígenas avançaram no gramado em frente ao Congresso Nacional

Houve um confronto entre indígenas que estão se manifestando em Brasília e Policiais legislativos do Congresso Nacional, que lançaram bombas de gás em um grupo que avançou em direção à sede do Poder Legislativo no início da noite desta quarta-feira (10/4). Os indígenas estão em Brasília para o Acampamento Terra Livre (ATL) e participavam de uma mobilização em frente ao Ministério da Saúde quando parte deles foi em direção ao Congresso, onde aconteceu o embate.

veja:

De acordo com a Câmara dos Deputados, os indígenas “romperam a linha de defesa da Polícia Militar do Distrito Federal, derrubaram os gradis e invadiram o gramado do Congresso Nacional”.

Play Video

“As Polícias Legislativas Federais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal usaram agentes químicos para conter a invasão e impedir a entrada no Palácio do Congresso”, informou o comando da Casa Legislativa.

Ainda segundo a nota da Câmara, “o acordo com o movimento indígena, que reúne lideranças de diferentes etnias do país, era que os cerca de 5 mil manifestantes chegassem apenas até a Avenida José Sarney, anterior à Avenida das Bandeiras, que fica próxima ao gramado do Congresso. Mas, parte dos indígenas resolveu avançar o limite”.

A situação foi controlada e o policiamento das duas Casas Legislativas, reforçado.

Publicidade

Por causa das bombas de fumaça e de gás, muitos indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com os policiais legislativos. Bombeiros do Distrito Federal atuaram no socorro. Veja:

8 mil indígenas em Brasília

Realizado anualmente, o Acampamento Terra Livre (ATL) é a maior mobilização indígena do país e reúne etnias de todas as regiões, que se reúnem em Brasília para pressionar por pautas como a demarcação de suas terras.

Cerca de 8 mil indígenas participam do evento em 2025 segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Publicidade

(Metropoles)


Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +