Esposa de Lito expõe Itamaraty, governo Lula e nega contato



Esposa de Lito expõe Itamaraty, governo Lula e nega contato

A esposa do influenciador e piloto de aeronaves Lito Sousa negou que o Ministério das Relações Exteriores ou qualquer membro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha feito contato com a família para oferecer oficialmente apoio ao caso do aviador, que foi diagnosticado com Creutzfeldt-Jakob.

O Itamaraty divulgou nesta terça-feira (25), por meio da imprensa, que havia feito contato com embaixadas brasileiras em países com estudos e ensaios clínicos relacionados à doença rara. Segundo apuração do portal UOL, diplomatas dos Estados Unidos, França e Alemanha haviam sido contatados.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, também se manifestou declarando estar em contato com a família do influenciador de 59 anos e buscando, com pesquisadores internacionais, a inclusão do nome do brasileiro no estudo em Harvard, nos Estados Unidos.

Mila, no entanto, escreveu nos stories do Instagram que todas as tentativas de conectar o caso do esposo a estudos experimentais teriam sido feitas diretamente por ela e desmentiu que tenha havido contatos de autoridades do governo federal.

— Todas as respostas foram de contatos exclusivamente nossos. Não tivemos contato do Itamaraty ou do governo federal até o momento ou iniciativas do Ministério da Saúde com relação ao caso do tratamento — escreveu.

SOBRE O QUADRO DE SAÚDE
Lito havia revelado anteriormente que estava tratando um câncer de próstata. Em meio ao tratamento, ele começou a apresentar dormência e perda de movimentos no braço esquerdo. Ele foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde inicialmente recebeu diagnóstico de uma inflamação no sistema nervoso central, aparentemente de origem autoimune.

O piloto passou por diferentes tratamentos, incluindo ciclos de pulsoterapia, e chegou a ser levado para a semi-intensiva devido a uma inflamação neurológica. Após uma melhora inicial e posterior piora, os médicos passaram a investigar outras possibilidades. Na última sexta-feira (21), Mila confirmou que Lito recebeu o diagnóstico de doença de Creutzfeldt-Jakob.

SOBRE A DOENÇA
A doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é uma enfermidade priônica rara, neurodegenerativa, progressiva e fatal. A patologia está relacionada aos príons, partículas infecciosas formadas apenas por proteínas modificadas. Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode provocar demência, perda de memória, tremores e outros sinais neurológicos, com rápida progressão. Atualmente, não existe tratamento curativo conhecido para a doença.

(pleno.news)



Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

Noticias da Semana

Veja +