A preocupação quanto à dívida da Eletrobras Distribuidora Rondônia, antiga Ceron, com o Estado de Rondônia fez com que o Governo ingressasse com um Pedido de Tutela Provisória no Tribunal de Justiça, para tentar evitar o leilão da Ceron anunciado para hoje. A ação é em razão da não especificação no edital referente à responsabilidade sobre os débitos com o Estado.
Consta na Ação que a Ceron possui um débito tributário com o Estado de Rondônia que supera o patamar de 1 bilhão de reais. Com a iminência de ter seu controle acionário transferido a investidores privados e, com isso o Estado se vê em risco de ter seus créditos não pagos, mediante a exclusão de responsabilidade da Eletrobras e da própria União.
Segundo ressaltado pelo procurador do Estado Sérgio Fernandes de Abreu, observa-se que a única pretensão do Estado, além do próprio cumprimento da decisão do Tribunal de Contas da União, está na garantia de satisfação de seus créditos tributários. No caso, a Fazenda Pública estadual executa, aproximadamente, 1 bilhão de reais contra a Ceron e a Eletrobras também pode ser acionada para o pagamento desses valores. “O objetivo é manter a responsabilidade da União e da Eletrobras sobre os débitos tributários da Ceron, ao menos enquanto houver dúvidas acerca dos valores a serem repassados à distribuidora de energia para fazer frente a seus débitos”, especificou.
O leilão está marcado para a tarde desta quinta-feira, 30. Conforme ressalta o procurador, foi fundamental recorrer ao Poder Judiciário para evitar possível prejuízo ao Estado. “Estamos tentando a não realização do leilão até que tudo fique esclarecido sobre quem irá assumir essa dívida ou, eventualmente, evitar a transferência efetiva do controle acionário da Ceron até que seja resolvida a questão acerca da responsabilidade sobre os débitos”, define o procurador.
“Tememos que com o leilão corremos o risco de um possível calote. A ideia e simplesmente fazer com que a União e a Eletrobras se responsabilizem pelos débitos. Caso não seja possível suspender o leilão, pedimos que a transferência das ações não seja feita sem antes sabermos se o particular que assumir também irá se responsabilizar com a dívida”, resumiu o procurador.
Para o governador Daniel Pereira não ficou claro no edital que promove o leilão quem ficará responsável pelo pagamento. “É dinheiro do povo de Rondônia e por isso estamos preocupados. Buscamos as garantias que o Estado irá receber”, afirmou.
Texto: Paulo Ricardo Leal
Governo de Rondônia entra com ação contra o leilão da Ceron, que deve mais de R$1 bilhão para o estado
Noticias da Semana
Confusão
Briga em motel termina com homem morto a facadas em Porto Velho
Escolha errada
Jovem passa mal, exames revelam ingestão de 25 porções de cocaína e ela acaba presa em Porto Velho
De facção
Foragido da lista dos mais procurados do Brasil morre em confronto com a polícia em RO
Surpresa
Jovem dá à luz sem saber que estava grávida após sentir fortes dores na coluna em RO
Porto velho luz
Natal Iluminado com atrações culturais no Parque da Cidade
Tudo criminoso
Polícia Rodoviária Federal recupera caminhonete roubada e apreende munição em Ariquemes
Pesquisa
Simulação de 2º turno: Pesquisa mostra empate de Flávio e Lula
Operação tempestade
27 suspeitos foram presos da quadrilha que vendia financiamentos falsos
Tempo hoje
Veja a previsão para este sábado com destaque para Porto Velho
Trio perverso
Alexandre de Moraes agradece Lula por suspensão da Magnitsky
Ouro de bandido
PF realiza incineração de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim/RO