Publicidade

NÃO ESTAMOS SÓS - Cientistas encontram sinais de vida em planeta distante

Publicidade


Uma equipe de astrônomos pode, finalmente, ter achado um sinal de vida no Espaço, significando que não estamos sozinhos. No caso, a possível evidência encontrada pelos pesquisadores vem de fora de nossa galáxia. Mais precisamente, o planeta em questão (que é massivo) é o K2-18b, localizado a 120 anos-luz da Terra e que orbita uma estrela.

A análise repetida dos especialistas acerca da atmosfera do exoplaneta aponta a possibilidade de haver certa molécula em abundância. Tal molécula, na Terra, só tem uma fonte conhecida: organismos vivos, tais como as algas marinhas.

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16), Nikku Madhusudhan, astrônomo da Universidade de Cambridge e um dos autores do estudo (publicado na The Astrophysical Journal Letters), ressaltou que não é hora de se precipitar. “Não é do interesse de ninguém afirmar prematuramente que detectamos vida”, frisou.

Madhusudhan disse ainda que a melhor explicação para o sinal detectado pelas observações é que o K2-18b pode estar coberto por um oceano quente e cheio de vida. “Este é um momento revolucionário. É a primeira vez que a humanidade vê bioassinaturas potenciais em um planeta habitável”, conclui o astrônomo.

Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +

Publicidade
Publicidade